Rondônia
Preparado pelo governo: estudante de RO conquista vaga no Rio após aprovação no Enem
Rondônia
O Exame Nacional do Ensino Médio tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. E em todo o país, há relatos de jovens que foram aprovados no exame, iniciaram um curso superior e obtiveram realização profissional. Em Rondônia essa realidade não é diferente no estado, muitos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, todos os anos, conquistam vagas em universidades, tendo assim, portas abertas para grandes oportunidades.
Um desses exemplos é de um estudante, morador da zona rural e filho de agricultores: Kaio Vitor Ferreira Costa, de 18 anos de idade. Ele concluiu o ensino médio no final de 2023 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tancredo de Almeida Neves, localizada no município de Rolim de Moura. O jovem realizou as provas do Enem no mesmo ano obteve uma excelente pontuação nas provas e na redação.
“Uma plataforma educacional que me ajudou na preparação foi o Revisa + e Revisa Enem e também participei das propostas de atividades oferecidas pelo projeto “Trilhando Rumo ao Enem #AgoraVai”, explicou.
1º LUGAR NO SIMULADO DIGITAL ESTADUAL
O estudante conquistou o primeiro lugar no estado, no 1º Simulado Digital Estadual, para os estudantes do 3º ano em 2023”. Essa plataforma cobre todo o conteúdo do ensino médio e a cada mês uma redação pode ser submetida e avaliada, onde são destacados os pontos a melhorar. Outro ponto positivo são os simulados, eles são ótimos para adquirir experiência com o formato da prova e a premiação é um grande incentivo. Eu por exemplo ganhei um aparelho celular pelo meu desempenho”, ressaltou.
FOCO NOS ESTUDOS
O foco nos estudos rendeu bons frutos ao estudante que também participou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em todas as edições das quais participou (2018, 2019 e 2020), o estudante recebeu apoio e incentivo do governo de Rondônia para participar e representar o estado.
INGRESSO EM INSTITUTO INTERNACIONAL
Com a pontuação conquistada no Enem, principalmente na disciplina de matemática, Kaio conseguiu ingressar no curso de Matemática da Tecnologia e Inovação no Impa Tech na cidade do Rio de Janeiro onde atualmente mora. O Impa Tech é um curso de ensino superior financiado pelo Governo Federal por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). O estudante também conseguiu vaga no curso de engenharia civil em duas universidades. “Eu fiquei em 1° lugar na Universidade Estadual do Mato Grosso e em 4° lugar na Universidade Federal de Rondônia (Unir)”, revelou.
E foi dele o discurso em nome da primeira turma do curso no Impa. A solenidade ocorreu em abril deste ano e contou com a presença de diversas autoridades. “O Impa é um instituto de renome internacional que trabalha com ensino e pesquisa. Meu objetivo com a graduação é me tornar um profissional pronto a atuar na área de tecnologia de forma a contribuir com a sociedade”, destacou.
DICAS PARA SE DAR BEM NA HORA DA PROVA
E para os estudantes que estão se preparando para o Enem deste ano, Kaio destacou que planejar o tempo de realização da prova é muito importante. “Planejar muito bem a administração do tempo e para isso é necessário manter a calma. Eu sei que é difícil manter a mente calma e controlar a ansiedade antes da prova, mas para quem se preparou o ano todo, sabe muito bem o que está fazendo. Desejo sucesso para todos os estudantes de Rondônia! ”, salientou.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou que a trajetória do estudante é inspiração para muitos outros alunos. “Em poucos dias nossos estudantes serão testados no maior exame do ensino médio, o Enem. É certamente um divisor de água na vida de cada um deles. E a gestão não mediu esforços para que os alunos tenham um bom desempenho e consigam boas notas e consequentemente uma vaga nas universidades e instituições públicas de qualquer lugar desse País, a exemplo do Kaio e de tantos outros estudantes de Rondônia”, pontuou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia
Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).
Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico.
TESTE DO PEZINHO
Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.
DOENÇAS DETECTADAS
O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.
No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:
- Fenilcetonúria (PKU)
- Hipotireoidismo congênito
- Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
- Fibrose cística
- Hiperplasia adrenal congênita
- Deficiência de biotinidase
- Toxoplasmose congênita
- Aminoacidopatias
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio7 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Esporte6 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio7 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio
-
Agronegócio7 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Esporte6 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento