Rondônia

Presidente da AMB confirma presença na posse do desembargador Alexandre Miguel na Ameron

Rondônia

Eleito em novembro do ano passado, o Juiz de direito Jayme Martins de Oliveira Neto vai ter a missão de conduzir as ações da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) durante o triênio 2017/2019. O magistrado paulista chega à Porto Velho na sexta-feira (3) quando vai participar da posse do novo presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron).

“Essa será mais uma oportunidade que os juízes de Rondônia vão ter para dialogar diretamente com a associação nacional, ou seja, buscar informações sobre os assuntos que estão em evidência e interessam à magistratura, conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela nova direção e trocar experiências”, avalia o presidente da Ameron, desembargador Alexandre Miguel.

A diretoria da AMB tem na nova composição algumas cadeiras ocupadas por juízes rondonienses. O juiz de direito Francisco Borges é vice-presidente de interiorização; a secretaria de Infância e Juventude agora é ocupada pelo juiz Marcelo Tramontini. O desembargador Raduan Miguel Filho é o assessor especial da presidência. A juíza Euma Mendonça Tourinho está na secretaria de prerrogativas da AMB e a vice-presidente da Ameron, juíza Inês Moreira da Costa acumula a função de secretária de planejamento estratégico e previdência da entidade nacional.

“A visita do presidente da AMB à Porto Velho representa o prestígio que a magistratura de Rondônia tem perante a entidade nacional. É importante nossa magistratura participar dos debates, trocando ideias e ouvindo as proposições. Essa visita significa uma forma de estreitar os laços com os demais juízes do estado”, explica o vice-presidente de interiorização da AMB e diretor de eventos da Ameron, juiz Francisco Borges.

Essa será a segunda vez do magistrado paulista na capital rondoniense, a última vez ocorreu em novembro do ano passado quando ainda fazia campanha ao aspirar a presidência da AMB. O principal compromisso na agenda do juiz Jayme de Oliveira no estado é a participação na cerimônia de posse do novo presidente da Ameron, desembargador Alexandre Miguel.

Marco Sales – Assessoria de Comunicação/Ameron

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação

Publicados

em

Com 43 anos de história, Rondônia reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável e a qualidade de vida da população

Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.

CONQUISTAS

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.

Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.

HISTÓRIA

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.

No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA