TJ RO

Presidente do TJRO encerra 7º Encontro do Consepre 

TJ RO

presidenteconsepretjrs3

Último dia do encontro, com representantes dos Tribunais estaduais de todo o país, teve assinatura da Carta de Porto Alegre e homenagens 

O último dia de programação do 7º Encontro do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, realizado na última semana em Porto Velho, foi marcado por homenagens aos ex-Presidentes de Tribunais de Justiça, que receberam a Medalha de Reconhecimento do Consepre. A honraria foi instituída em maio de 2022, e tem o objetivo de reconhecer cidadãos, entidades, personalidades e autoridades com conduta e reputação ilibada e que contribuíram para o avanço das Justiças Estaduais. O encerramento do encontro foi feito pelo presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, vice-presidente do Consepre, que fez a leitura da Carta de Porto Alegre. 

Durante quatro dias, o evento teve conferência com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, palestra da filósofa Viviane Mosé, além de apresentação de boas práticas de tribunais brasileiros. Entre os palestrantes, o juiz secretário-geral do TJRO, Rinaldo Forti, que tratou de comunicação de atos judiciais. 

presidenteconsepretjrs2

No encerramento, 12 desembargadores, de diferentes estados foram homenageados com a medalha. O desembargador José Laurindo de Souza Netto discursou em nome dos homenageados, e agradeceu a todos os magistrados que fizeram parte do Consepre. “São colegas exemplares, que sempre demonstraram a preocupação com os interesses das Justiças Estaduais, atuando coesos em busca da valorização dos Tribunais de Justiça, que possuem o maior percentual de processos tramitando no Brasil”, concluiu. Ele elogiou também a condução da desembargadora Iris Helena, anfitriã do evento. 

A Presidente do TJ do Rio Grande do Sul, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, agradeceu a presença de todos e o trabalho realizado por magistrados e servidores na preparação e realização do evento. “Terminamos este encontro de maneira renovada, com muita força e esperança no fortalecimento constante do Poder Judiciário, com a certeza de que, mesmo com todos os avanços tecnológicos, precisamos valorizar sempre o ser humano, pois somos todos iguais”, concluiu. 

O vice-presidente do Consepre e presidente do TJRO, Marcos Alaor, elogiou também a organização e o engajamento de todos os participantes na iniciativa, e já aproveitou para anunciar que o 8º Encontro do Conselho será organizado pelo TJ do Amazonas, com realização prevista para novembro, em Manaus.

Assessoria de Comunicação Institucional 

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Rondônia designou novos presidentes para a 2ª Câmara Cível, 1ª Câmara Especial e 2ª Câmara Especial. Os novos dirigentes iniciaram suas gestões no dia 21 de dezembro de 2024, pelo período de um ano.

O ato do presidente Raduan Miguel Filho designou para a presidência da 2ª Câmara Cível o desembargador Paulo Kiyochi Mori. Já a 1ª Câmara Especial tem a continuação do desembargador Glodner Luiz Pauletto; e na 2ª Câmara Especial, foi designado o desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

As demais unidades julgadoras da Corte Estadual continuam sem mudança nas presidências: na 1ª Câmara Criminal, quem preside é o desembargador Jorge Luiz dos Santos Leal; já na 2ª Câmara Criminal, o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz; e na 1ª Câmara Cível, o desembargador José Antônio Robles.

As Câmaras Cíveis Reunidas são presididas pelo o desembargador Kiyochi Mori; as Criminais Reunidas têm na sua presidência o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, e as Câmaras Especiais Reunidas são presididas pelo desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

O que são as Câmaras no Judiciário?

As câmaras julgadoras do Tribunal de Justiça são grupos de desembargadores responsáveis por analisar e decidir casos em segunda instância, ou seja, em situações em que uma das partes não concorda com a decisão tomada por um juiz de primeira instância. Cada câmara é composta por três ou mais desembargadores (juízes de instâncias superiores) que reavaliam as decisões do juiz de primeiro grau, podendo mantê-las, alterá-las ou até anulá-las.

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA