Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Primeiro dia do 1º Conexão Tech.RO + 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia destaca inovação e avanços em Rondônia

Rondônia

Auditório lotado no primeiro dia do 1º Conexão Tech.RO + 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O primeiro dia do 1º Conexão Tech.RO + 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi marcado por uma série de atividades voltadas ao fomento da inovação e transformação digital, na quarta-feira (16). O evento, que reúne estudantes, profissionais, pesquisadores e entusiastas de tecnologia, oferece uma programação diversificada com palestras, oficinas e mesas redondas, e está acontecendo no Campus Porto Velho Zona Norte do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), em Porto Velho, e segue até sexta-feira (18), das 15h às 22h.

Com ampla participação, o primeiro dia contou com discussões sobre Inteligência Artificial (IA), tecnologias emergentes e o futuro da tecnologia no estado.

A palestra do Secretário de Tecnologia do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Hugo Viana, destacou a aplicação da inteligência artificial no desenvolvimento de produtos, além dos avanços tecnológicos.

O presidente da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e a Pesquisa (Fapero), Paulo Renato Haddad, abordou os desafios e oportunidades do empreendedorismo em Rondônia.

O coordenador de Desenvolvimento da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Janderson Thomaz, palestrou sobre como as metodologias ágeis transformaram o desenvolvimento de sistemas, promovendo flexibilidade, colaboração e eficiência. O coordenador, que palestrou e assistiu às outras palestras falou sobre o primeiro dia do evento: ” Foi uma honra participar do primeiro dia do 1ª Conexão Tech.RO. Pude compartilhar minhas ideias sobre as metodologias ágeis e, ao mesmo tempo, assistir às palestras inspiradoras dos colegas. O engajamento do público foi incrível, e as discussões que surgiram foram extremamente enriquecedoras.”

AVANÇO TECNOLÓGICO

O superintendente da Setic, Delner Freire, ressaltou a importância do evento para o estado: “Este evento reforça o nosso compromisso com o avanço tecnológico em Rondônia. Fortalece a colaboração entre os órgãos públicos, conectando a comunidade por meio da troca de experiências e conhecimentos sobre tecnologia,” enfatizou.

Os interessados ainda podem se inscrever nas atividades por meio do link  https://www.even3.com.br/ctro-snct/, onde também está disponível a programação completa. Cada participante receberá certificado pelas atividades concluídas, reforçando o compromisso do evento com a qualificação e o aprendizado contínuo.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA