Rondônia

Procon de Guajará-Mirim realiza fiscalização no Dia Internacional da Mulher

Rondônia


Comércios foram fiscalizados pela equipe do Procon Regional de Guajará-Mirim.

Além de celebrar as conquistas e lutas diárias de todas as mulheres no Dia Internacional da Mulher, a Gerência Regional do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Guajará-Mirim, neste dia 8 de março, realizou uma fiscalização especial.

A ação, realizada pela regional do Procon, visitou nesta terça-feira, diversos estabelecimentos que comercializam produtos habitualmente destinados ao público feminino, como lojas de roupa e sapatos, comércio de doces, chocolates e produtos de beleza.

De acordo com a gerente regional do Procon no município, Ane Albuquerque, o objetivo principal da fiscalização foi averiguar o cumprimento da legislação consumerista nos estabelecimentos visitados. “Foram verificados aspectos como a presença de exemplar do Código de Defesa do Consumidor, informações sobre precificação dos itens postos à venda e sobre o prazo de validade dos produtos, por exemplo”, aponta a gerente.

O Procon Regional Guajará-Mirim está situado na Av. Mendonça Lima, nº 999, bairro Centro. Os consumidores que tiverem dúvidas ou desejarem fazer denúncias e reclamações poderão se dirigir pessoalmente até o prédio ou, ainda, utilizar os canais digitais: Instagram @proconro, Facebook Procon Rondônia, Whatsapp (69) 3541-2366 ou pelo site www.procon.ro.gov.br

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Publicados

em

Em Rondônia o teste do pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).

Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico. 

TESTE DO PEZINHO

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.

DOENÇAS DETECTADAS

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.

No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

  • Fenilcetonúria (PKU)
  • Hipotireoidismo congênito
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
  • Fibrose cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Deficiência de biotinidase
  • Toxoplasmose congênita
  • Aminoacidopatias 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA