Rondônia
Produção de grãos tem resultado favorável e movimenta economia de Rondônia em 2024
Rondônia
Mesmo durante o período de estiagem vivenciado entre setembro e novembro do ano passado, o plantio da soja e outros grãos das safras 2023/2024 obteve resultado favorável, contribuindo para o movimento da balança comercial do estado. Entre as estratégias para superar o momento, a mudança no calendário de semeadura aplicada pelo governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), foi um dos fatores decisivos, permitindo aos produtores encaixar a semeadura no período de chuva, o que incidiu no desempenho da produção.
Segundo o gerente estadual de Defesa Vegetal da Idaron, Jessé de Oliveira Júnior, a Agência monitora todo o período das lavouras pelo estado. “O plantio normal da safra completa de grãos é de 8 meses, entre outubro e maio do ano agrícola, com o período designado para preparo do solo e colheita. No entanto, mesmo com apenas uma janela de chuva de 6 meses na safra 23/24, entre novembro e abril, os produtores conseguiram cultivar a safra de grãos usando cultivares de ciclo curto”, explicou.
Exemplos como soja, milho, feijão, arroz, algodão em caroço e outros grãos enfrentaram uma temporada reduzida, mas foram eficientes na época do plantio por serem variedades precoces de ciclo curto. Os dados obtidos pela Idaron são do levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que indicou o resultado de mais de 1,03 milhão de hectares de área cultivada, sendo que, somente com soja, atingiu cerca de 644 mil hectares de área plantada em Rondônia.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a evolução diante dos desafios determinou o aquecimento da economia, acarretando a geração de renda, exportações e, assim, fortalecendo um setor importante para o desenvolvimento do estado. “Considerando a realidade que a sociedade atravessa, existe uma resiliência por parte dos agricultores que têm se mostrado capazes de enfrentar os desafios climáticos. Os investimentos são fundamentais para garantir sucesso na safra e a normalização do ritmo da lavoura, de forma a proporcionar um reflexo plausível no cenário econômico”, enfatizou.
INVESTIMENTOS
O avanço da produção agrícola também está ligado aos investimentos no setor pelo governo de Rondônia, a partir de melhores condições de trabalho no campo e do escoamento da produção na malha viária do estado, nas rodovias e linhas que ligam os municípios por onde circula o agronegócio. São mais de 1.300 quilômetros de estradas estaduais pavimentadas recebendo manutenção, além de cerca de 4.000 quilômetros de estradas não pavimentadas, as quais receberam serviços primários como patrolamento, encascalhamento, entre outros, executados pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO). A aquisição de maquinários, mudas de café e cacau, transporte de calcário e implementos agrícolas, que recebeu mais de R$ 27 milhões em recursos só neste ano, indica o reforço desse avanço, conforme a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).
PRODUÇÃO
No ano corrente, a sustentação da produção foi moldada pela não confirmação das previsões dos órgãos responsáveis, de que só haveria chuvas nos meses de dezembro de 2023 a março de 2024, para o plantio da safra 23/24. Desse modo, entende-se que os registros de chuvas foram suficientes para consolidar cada etapa do plantio, passando por um caminho seguro na fase de semeadura até colheita.
Dentre a produção das chamadas variedades precoces de ciclo curto, o levantamento da Conab aponta os seguintes números de produção, representados pela capacidade da área plantada e total em toneladas:
- Algodão: 8,7 mil hectares de área, com 21,4 mil toneladas
- Algodão Pluma: 8,7 mil hectares de área, com 13,2 mil toneladas
- Arroz: 41,2 mil hectares de área, com 138,5 mil toneladas
- Feijão: 1,3 mil hectares de área, com 1,2 mil tonelada
- Milho: 333,9 mil hectares de área, com 1.710,9 mil toneladas
- Soja: 643,2 mil hectares de área, com 2.281,4 mil toneladas
SAFRA 2024/2025
Conforme a Idaron, a perspectiva para próxima safra (2024/2025) é otimista quando consideradas as projeções feitas com base no período chuvoso e vem como um alívio para qualquer apreensão gerada pelos efeitos do clima. A soja, principal comodite do estado, tem estimativa inicial de 2.335,4 mil toneladas do grão, cobrindo uma área total de 673,4 mil hectares.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro
A Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Rondônia (Agero) anunciou a abertura de uma Consulta Pública para apresentação e discussão da proposta de concorrência pública relativa à concessão de serviços de transporte público intermunicipal de passageiros no estado de Rondônia. A realização da Consulta Pública permitirá à sociedade civil fornecer contribuições para o aprimoramento dos documentos que informam a mencionada Concorrência Pública.
A consulta visa promover a transparência e o aprimoramento do processo licitatório, ouvindo a população e os interessados. Durante o período da consulta, os participantes poderão encaminhar suas manifestações, destacando itens específicos do edital, do contrato ou dos anexos da proposta de concorrência. As contribuições serão comprovadas e divulgadas no Relatório Final da Consulta Pública, com as devidas respostas e ajustes, quando pertinentes. Serão descartadas as manifestações que não guardarem relação com o presente certame ou que tenham sido elaboradas de maneira distinta à estabelecida neste comunicado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa garante um processo mais transparente e participativo, promovendo melhorias no transporte público intermunicipal de Rondônia e garantindo que as necessidades da população sejam atendidas.
Segundo a diretora presidente da Agero, Silvia Lucas da Silva Dias, a ação é uma forma de reforçar o compromisso governo do estado com a transparência junto à população de Rondônia. “Por meio dessa ação, reforçamos o compromisso com a transparência, a participação da sociedade e a busca constante pela melhoria dos serviços prestados à população. Acreditamos que o envolvimento da comunidade é essencial para a construção de soluções mais eficazes e que atendam às necessidades de todos os cidadãos de Rondônia”, ressaltou.
A consulta estará aberta a partir das 07h30 do dia 06 de janeiro de 2025 e se estenderá até às 13h30 do dia 06 de fevereiro de 2025. Os interessados em participar deverão preencher um formulário eletrônico disponibilizado no site da Agero, clicando no link abaixo, por meio do qual poderá enviar suas sugestões e questionamentos.
Os interessados poderão consultar as minutas de edital, contrato e demais anexos, disponibilizados no endereço eletrônico a seguir:
https://rondonia.ro.gov.br/agero/publicacoes/
Formulário eletrônico:
https://docs.google.com/forms/d/1gH5kHgMMHqDeVMV-XmYOGeUuSLWeyYPY60XTcub5yXI/edit?ts=67519f9a
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Esporte4 dias atrás
São Paulo anuncia retorno de Oscar após 14 anos: contrato até 2027
-
Rondônia4 dias atrás
Rodovia-135 recebe 30 quilômetros de recuperação de asfalto em Nova Londrina, Região Central do estado
-
Rondônia3 dias atrás
Destaques das ações do governo de RO de 23 a 27 de dezembro
-
Esporte4 dias atrás
Possível reencontro de Pogba e Memphis no Corinthians agita torcida
-
Rondônia3 dias atrás
Com o maior combate ao desemprego da história, Rondônia crava seu nome na economia brasileira em 2024
-
Rondônia3 dias atrás
Políticas públicas de assistência social avançam em Rondônia, gerando oportunidades para famílias em situação vulnerável
-
Rondônia3 dias atrás
Mobilização une doação de sangue e sensibilização por um trânsito mais seguro
-
Rondônia4 dias atrás
Calcário dolomítico é entregue pelo governo de RO a produtores rurais e comunidade indígena da região da Zona da Mata