Rondônia
Programa “Plante Mais” começa a atender comunidade indígena da região do Mamoré
Rondônia
O Programa “Plante Mais” implementado pelo do Governo de Rondônia por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), iniciou o processo para atender as comunidades indígenas da área do Vale do Mamoré.
A técnica da Seagri, Telma Pinto, juntamente com o secretário executivo regional da Casa Civil de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, Flávio Derzete da Mota, reuniram indígenas, entre eles, técnicos em agroecologia para traçarem a programação dos trabalhos que serão realizados, cuja ação faz parte do processo de combate ao desmatamento no Estado e incentivo ao aumento da produtividade dessas culturas, visando rentabilidade e geração de renda à família rural.
Segundo a técnica, a área terrestre por ter um acesso mais rápido serão as primeiras aldeias a serem contempladas com mudas de café, posteriormente em outras comunidades e outros tipos de mudas. “Fizemos um levantamento, agora vamos levar um profissional que irá orientar a comunidade de como deverão cuidar do solo e plantar. Temos dois indígenas técnicos em agroecologia que irão auxiliar as aldeias interessadas em Nova Mamoré. O objetivo é dar meios e condições aos indígenas para também plantarem e tirarem desses meios o seu sustento”, declarou a técnica.
Na próxima quarta-feira, 23, na aldeia da Linha 10 B, do Ribeirão, zona rural de Nova Mamoré, vai ocorrer uma capacitação e receberão orientações para preparar a comunidade e aldeias adjacentes. Ainda serão instruídos de como criarem uma associação ou cooperativa para que eles possam usufruir desses meios, bem como se fortalecerem para conquistarem outros benefícios afim de melhorarem a plantação.
Ailton Oro Waran Xen, técnico em agroecologia e residente na Linha 10 B, está otimista com o programa. “Tenho conhecimentos e quero ajudar minha comunidade que tem mais de 600 pessoas, precisamos plantar para o nosso alimento e termos nossa renda. Estou bastante otimista”, disse o indígena.
Elisaldo Oro Não, morador da aldeia indígena Nova Esperança, situada na terrestre na Linha 12, em Nova Mamoré, se deslocou até o município de Guajará-Mirim para participar da reunião, disse acreditar no Programa Plante Mais. “Com o apoio do Governo as famílias que residem na minha localidade vão conseguir ter uma fonte de renda, além de cuidar do solo”, destacou.
Também participaram da reunião, o representante do Escritório Regional de Gestão Ambiental da Sedam, Wilson Juarez Perez; a vice-prefeita de Guajará-Mirim, Mary Granneman; e a especialista em políticas públicas e gestão governamental, Lisvânia da Silva Saavedra.
Rondônia
Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro
A Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Rondônia (Agero) anunciou a abertura de uma Consulta Pública para apresentação e discussão da proposta de concorrência pública relativa à concessão de serviços de transporte público intermunicipal de passageiros no estado de Rondônia. A realização da Consulta Pública permitirá à sociedade civil fornecer contribuições para o aprimoramento dos documentos que informam a mencionada Concorrência Pública.
A consulta visa promover a transparência e o aprimoramento do processo licitatório, ouvindo a população e os interessados. Durante o período da consulta, os participantes poderão encaminhar suas manifestações, destacando itens específicos do edital, do contrato ou dos anexos da proposta de concorrência. As contribuições serão comprovadas e divulgadas no Relatório Final da Consulta Pública, com as devidas respostas e ajustes, quando pertinentes. Serão descartadas as manifestações que não guardarem relação com o presente certame ou que tenham sido elaboradas de maneira distinta à estabelecida neste comunicado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa garante um processo mais transparente e participativo, promovendo melhorias no transporte público intermunicipal de Rondônia e garantindo que as necessidades da população sejam atendidas.
Segundo a diretora presidente da Agero, Silvia Lucas da Silva Dias, a ação é uma forma de reforçar o compromisso governo do estado com a transparência junto à população de Rondônia. “Por meio dessa ação, reforçamos o compromisso com a transparência, a participação da sociedade e a busca constante pela melhoria dos serviços prestados à população. Acreditamos que o envolvimento da comunidade é essencial para a construção de soluções mais eficazes e que atendam às necessidades de todos os cidadãos de Rondônia”, ressaltou.
A consulta estará aberta a partir das 07h30 do dia 06 de janeiro de 2025 e se estenderá até às 13h30 do dia 06 de fevereiro de 2025. Os interessados em participar deverão preencher um formulário eletrônico disponibilizado no site da Agero, clicando no link abaixo, por meio do qual poderá enviar suas sugestões e questionamentos.
Os interessados poderão consultar as minutas de edital, contrato e demais anexos, disponibilizados no endereço eletrônico a seguir:
https://rondonia.ro.gov.br/agero/publicacoes/
Formulário eletrônico:
https://docs.google.com/forms/d/1gH5kHgMMHqDeVMV-XmYOGeUuSLWeyYPY60XTcub5yXI/edit?ts=67519f9a
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Esporte4 dias atrás
São Paulo anuncia retorno de Oscar após 14 anos: contrato até 2027
-
Rondônia5 dias atrás
Rodovia-135 recebe 30 quilômetros de recuperação de asfalto em Nova Londrina, Região Central do estado
-
Rondônia3 dias atrás
Destaques das ações do governo de RO de 23 a 27 de dezembro
-
Esporte4 dias atrás
Possível reencontro de Pogba e Memphis no Corinthians agita torcida
-
Rondônia3 dias atrás
Com o maior combate ao desemprego da história, Rondônia crava seu nome na economia brasileira em 2024
-
Rondônia3 dias atrás
Políticas públicas de assistência social avançam em Rondônia, gerando oportunidades para famílias em situação vulnerável
-
Rondônia3 dias atrás
Mobilização une doação de sangue e sensibilização por um trânsito mais seguro
-
Rondônia4 dias atrás
Calcário dolomítico é entregue pelo governo de RO a produtores rurais e comunidade indígena da região da Zona da Mata