Rondônia

Programa “Plante Mais” entrega 120 mil mudas de café clonal e mais de 12 mil mudas de cacau clonal em Rolim de Moura

Rondônia


Produtores rurais foram contemplados com as mudas de café e cacau

A solenidade oficial de entrega das 120 mudas de café clonal e de 12.500 mudas de cacau clonal do programa “Plante Mais”, aconteceu na tarde de terça-feira, 8, em Rolim de Moura. O programa é promovido pelo Governo de Rondônia por intermédio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) em parceria com as secretarias municipais de agricultura e tem como finalidade beneficiar produtores familiares dos 52 municípios do Estado com a distribuição de 5,3 milhões de mudas de café clonal e 600 mil mudas de cacau clonal.

Segundo o diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão, as mudas distribuídas em Rolim de Moura representam quase 60 hectares de café plantados no município. “Daqui a dois anos essas mudas produzirão, com assistência bem-feita da Emater, quase cinco mil sacas de café, só em Rolim de Moura. Isso representa nos preços atuais, quase seis milhões de reais injetados na economia”, concluiu Brandão.

Em seu discurso durante a entrega das mudas, o governador  de Rondônia, Marcos Rocha, lembrou que as 5,3 milhões de mudas de café clonal distribuídas nos municípios rondonienses impulsionarão a economia. “Essas mais de 5 milhões de mudas de café, deverão ter uma produção de mais de 200 mil sacas de café. São mais R$ 150 milhões de reais. Essa é uma política pública positiva para todos, que conta com investimento de mais de R$ 8 milhões”, comentou Rocha.

Em Rolim de Moura, 50 mil mudas foram adquiridas com recursos do Governo de Rondônia por meio da Seagri (Fonte 100), 50 mil mudas de emenda do deputado Marcelo Cruz e 20 mil mudas do Ministério da Justiça do Fundo para Recuperação Ambiental, totalizando 120 mil mudas de café clonal que beneficiarão 48 produtores rurais. Já as 5 mil mudas de cacau clonal para Rolim de Moura, foram adquiridas com recursos do Ministério da Justiça do Fundo para Recuperação Ambiental.

O produtor José Moraes Xavier, foi contemplado com 2.300 mudas de café clonal

O produtor José Moraes Xavier, da linha 184, lado sul, foi contemplado com 2.300 mudas e ponderou que agora não precisará gastar dinheiro para comprar mudas de Café Clonal. “É muito bom, estou ganhando as mudas de café do Governo de Rondônia, isso facilita. O Governo está fazendo uma coisa muito boa para o produtor. Muito obrigado. Continue fazendo essas ações que são muito boas para a população”, frisou Xavier.

O secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, lembrou que o Governo do Estado tem investido em distribuições de mudas, calcário e tecnologia ao homem do campo.

Para o prefeito Aldair Júlio, o programa “Plante Mais” chega para alavancar a agricultura familiar. “O “Plante Mais” é um programa visionário, que tem como objetivo melhorar a renda do produtor. Eles são a mola propulsora de nossa economia. Essa valorização gerará um retorno rentável para todos. Obrigado, governador Marcos Rocha por acreditar em nossos agricultores”, ressaltou.

O produtor rural Geraldo Rodrigues, disse que ficou sabendo do programa “Plante Mais” pela Emater. “A Emater é uma mão amiga do produtor, foi por ela que eu descobri esse programa maravilhoso que está me beneficiando com 2 mil mudas de café. Tem muito produtor que quer plantar e não tem condições. Agora, o Governo de Rondônia está doando as mudas de café clonal e também de cacau clonal, isso é muito bom”, finalizou.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Publicados

em

Em Rondônia o teste do pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).

Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico. 

TESTE DO PEZINHO

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.

DOENÇAS DETECTADAS

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.

No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

  • Fenilcetonúria (PKU)
  • Hipotireoidismo congênito
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
  • Fibrose cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Deficiência de biotinidase
  • Toxoplasmose congênita
  • Aminoacidopatias 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA