TJ RO
Projeto abraço recebe visita de psicólogos e assistentes sociais das comarcas
TJ RO
A equipe do Núcleo Psicossocial de Colorado do Oeste fez uma visita técnica ao projeto Abraço, referência nacional como grupo reflexivo para homens que cometeram violência doméstica. Psicólogos e assistentes sociais da comarca acompanharam uma das dinâmicas semanais aplicadas ao grupo, que teve pena substituída por reuniões de cunho reflexivo, no sentido de conscientizar a não reincidir em práticas machistas e sexistas que levam a episódios de violência contra a mulher.
“O abraço é um projeto consolidado, pioneiro no país, nos tribunais de Justiça, por isso já temos uma base uma fundamentação que pode proporcionar a extensão desse trabalho para todo estado, sobretudo porque tem baixo índice de reincidência”, contou Alline Sarges, anfitriã e coordenadora do NUPs de Violência Doméstica da capital.
A visita dá continuidade à uma formação que foi aplicada em julho a todos os NUPs do estado, realizada pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Rondônia, por meio da Emeron, no sentido de promover as intervenções grupais ou individuais voltadas a homens autores de violência contra as mulheres, bem como outras temáticas correlatas, como relações familiares, saúde do homem, relações entre violências e masculinidades no âmbito institucional, escolar e do desenvolvimento, que possam se valer da compreensão e atuação frente à problemática das masculinidades em sua relação com os fenômenos de violência
Intitulado “Criação, Facilitação e Coordenação de Grupos Reflexivos e Responsabilizantes para Homens Autores de Violência contra as mulheres”, o curso busca levar o programa para todas as comarcas. “Está sendo fantástico este aprimoramento, o processo de psicoeducação e autorreflexão também. Estamos saindo daqui transformados, sensibilizados com a forma que nossos colegas conduzem o trabalho, o que podemos também aplicar em nossas comarcas, opinou Luana Patrícia, psicóloga da Colorado do Oeste.
Recentemente a comarca foi reconhecida pelo prêmio Viviane do Amaral, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela boa prática “Por elas, por nós: processos dialógicos com comunidades inteiras”, coordenado pela juíza Míria Nascimento. O projeto propõe quatro ações estruturantes: a responsabilização de autores de violência doméstica e familiar contra a mulher, e grupos reflexivos para a mulher em situação de violência doméstica e familiar; realização de simpósios de reflexão e formação com representantes religiosos e doutrinários; palestras psicoeducativas nas redes escolares municipais e estaduais, tanto nas áreas urbanas quanto nas escolas rurais; e a participação nas rádios comunitárias de comunicação.
O próprio coordenador da Coordenadoria da Mulher, desembargador Álvaro Kalix Ferro, esteve na comarca, em uma das ações de conscientização e constatou que o alinhamento está se consolidando. “Precisamos trabalhar em todas as vias para mudar a mentalidade da sociedade com relação ao comportamento que subalterniza e objetifica a mulher”, disse o desembargador.
Para a psicóloga Aline Dantas, da Coordenadoria da Mulher, o mais importante desses encontros entre capital e interior é a partilha de experiências. “Quando se está na comarca e passa por angústias que são muito particulares para quem trabalha com as questões de sofrimento humanos, nós nos questionamos se o que estamos fazendo é o mais adequado, se em outros locais também acontecem. E aqui percebemos que sim, e que existem caminhos já traçados, os quais podemos adotar”, refletiu.
Assessoria de Comunicação Institucional
TJ RO
TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO
Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense.
A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou.
Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.
Sobre a medalha
A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.
Assista a solenidade
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ RO
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE