Colunistas
Quem é Agnaldo Nepomuceno?
Colunistas
Agnaldo Araújo Nepomuceno, 50 anos, casado, dois filhos, natural de Ji paraná/RO, policial militar da reserva; Advogado formado pela Faculdade de Rondônia – FARO; Especialista em Docência Universitária pelo Instituto Luterano de Ensino Superior – ULBRA; Professor Universitário de Direito Constitucional; Estudioso do Direito do Consumidor; Ex Vereador em Porto Velho; Ex Secretário Municipal em Porto Velho; Ex chefe de Gabinete do deputado estadual Só na Bença
Agnaldo fale um pouco das suas origens! Eu nasci na zona rural de um pequeno Município do Estado do Paraná, chamado Goioerê, minha mãe era mãe solteira e por esta razão meus avôs paternos não me aceitaram, assim fui doado para uma família de agricultor que passava pela região. Esta família na década de 70 veio para Rondônia em busca de terras para trabalhar e fixou residência na zona rural da então Vila de Rondônia, atualmente Ji Paraná. Até aos 18 anos, trabalhei na agricultura, mas sempre sonhando um dia ser advogado e político. Aos 18 anos fui fazer meu registro de nascimento, razão pela qual, me registrei como filho de Rondônia.
Como foi sua infância e adolescência? Minha família era muito humilde, todos praticamente analfabetos, passavam por grandes dificuldades, mas era um lar cristão com muito respeito e regras. Aos sete nos já ia com meu pai trabalhar na roça. Na época não havia escola, energia elétrica, telefone, somente um rádio velho. Quando podíamos comprar pilhas, nossa diversão era ouvir os programas de rádio. Mas eu desde pequeno sonhava em sair de lá, vir morar na cidade estudar ter uma vida diferente. Quando ouvia o então deputado federal Jerônimo Santana fazer seus discursos pela radio Nacional de Brasília eu falava para minha mãe, um dia serei um deputado federal igual este homem.
Com que idade você saiu do campo para a cidade? Aos 18 anos, vim para Porto Velho servir o Exército Brasileiro, depois ingressei na Policia Militar onde servi por dez anos. Em 1996 ganhei as eleições para Vereador em Porto Velho, em 2000 conclui meu curso de Direito e passei a exercer a profissão. Depois ingressei no magistério tendo trabalhado por muito tempo da faculdade UNIRON. Em 2010 assumi como secretário municipal em Porto Velho. Em 2015 assumi o cargo de chefe de gabinete do Deputado Estadual Só na Bença. Aprendi muito em todos os cargos que ocupei.
Você tem um livro. O que você conta no seu livro? E porque escreveu o livro “A força de um ideal”? O livro foi escrito com objetivo de contar minha historia e incentivar outras pessoas a lutar por uma vida melhor. Vejo tantos jovens que tem tudo nas mãos, mas se perdem nos caminhos errados. Eu faço um trabalho nas escolas há mais de vinte anos, levando uma palavra de encorajamento a estes estudantes. Já distribuí mais de 45 mil livros, é minha missão é dizer às pessoas que é possível vencer na vida, basta acreditar verdadeiramente em Deus e trabalhar duro.
E seus pais adotivos? Meus pais adotivos são falecidos. Os últimos anos de vida deles viveram comigo, dei a eles tudo que podia, cuidei com todo amor, pois fizeram por mim o que não tinham obrigação de fazer.
Você encontrou alguém de sua família de sangue? Em 2005 eu encontrei tias e primos por parte de pai, moram atualmente em São Paulo, mas por parte de mãe nunca encontrei ninguém. Já procurei muito, até o Governo do Paraná ajudou na procura, mas, ainda não obtivemos sucesso.
Em algum momento você sentiu algum tipo de ressentimento pelo que aconteceu com você? Nunca, pelo contrário, eu sou imensamente grato a Deus por tudo que tem me proporcionado. Agradeço minha mãe por ter me gerado e agradeço muito a família que me criou, foram realmente meus pais em todos os sentidos. Os bons princípios que me ensinaram servem de base para todas as atividades que desenvolvo. Eu não tenho nada a reclamar somente tenho a agradecer.
Porque você pretende disputar uma vaga para o cargo de Deputado Federal? Primeiro por ser um objetivo desde criança, é uma missão. Segundo me preparei para o exercício do cargo. Hoje o país enfrenta uma crise moral, ética, uma inversão de valores, uma corrupção louca, eu não concordo com nada disso, isso tudo me incômoda muito, e quando algo nos incomoda ou cruzamos os braços e aceitamos calados ou levantamos a cabeça para tentar mudar, e eu entendo que posso ajudar no processo de mudança.
Para saber mais acesse meu site sobre Agnaldo Nepomuceno, lei sua biografia, basta acessar o site WWW.agnaldonepomuceno.com.br
Autor / Fonte: Agnaldo Nepomuceno
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Rondônia6 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Rondônia6 dias atrás
Ponte no Rio Melgaço é revitalizada e garante segurança para a população de Pimenta Bueno
-
TJ RO6 dias atrás
TJRO irá realizar Seminário sobre Justiça, sustentabilidade e agronegócio na Rondônia Rural Show, em 2025
-
Esporte6 dias atrás
Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo