Pesquisar
Close this search box.

Eleições

“Quem não vota abdica do direito de decidir”, diz presidente do TSE

Eleições

Fachin incentivou os jovens eleitores durante palestra sobre democracia e os impactos no futuro do país

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, aproveitou a participação em debate sobre democracia e os impactos nas decisões do país, promovido na manhã desta terça-feira (22) pelo Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais (CBEC), para convocar os jovens eleitores a participarem do processo eleitoral de 2022.

Fachin reiterou que o dia 4 de maio é a data final do cadastramento eleitoral e ressaltou que quem não vota abdica do direito de decidir e deixa que outro decida em seu nome. Ele afirmou que os jovens não podem se deixar levar pela indiferença, pelo ceticismo ou pela ideia de que tudo que está ai não o satisfaz.

“Por isso, a resiliência democrática, a serenidade que devemos ter na defesa firme das instituições democráticas, o respeito às regras do jogo eleitoral. Isso tudo são condições de possibilidades para que o futuro seja habitável. Para que jovens como vocês tenham a liberdade de pensar e a capacidade de julgar com paz e segurança”, afirmou o ministro.

Na palestra sobre democracia, eleições e cidadania, Fachin ressaltou que todos nós somos dotados da capacidade de pensar, julgar e distinguir o certo do errado e o bem do mal. Afirmou, ainda, que preservar a democracia é preservar o oxigênio da liberdade. “É fundamental que exerçamos a capacidade de pensar e julgar, de escrutinar a vida pública. Por isso que não há democracia sem eleições e não há eleições sem o exercício cívico do voto”.

O presidente do TSE afirmou que a Justiça Eleitoral cumprirá sua importante missão de garantir o cumprimento da constituição, organizar as eleições e empossar os eleitos até o dia 19 de dezembro. “E isso vai acontecer”, garantiu.

Fachin afirmou que os inimigos da democracia estão à solta. “Estejamos atentos. A liberdade requer vigilância. A democracia requer vigilância. Seus inimigos estão à solta. Basta ler nas redes sociais: ameaças, insultos, mensagens racistas, mentiras deliberadas, articulações de complô. Algoritmos disseminam o ódio, capturam o consentimento das pessoas, disseminam o medo e impactam as eleições”.

Além do presidente do TSE, o evento contou com exposições do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto; do ministro do STF Luís Roberto Barroso, do advogado José Eduardo Cardozo, do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e da professora Lilian Rose Lemos Rocha.

TSE

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Eleições

Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno

Publicados

em

Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos

Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.

Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:

“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.

Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.

Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.

Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA