Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Rolim de Moura – Campanha de vacinação antirrábica será neste sábado, 07

Rondônia

 

 

Acontece neste sábado, (07/10), a Campanha de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos na zona Urbana da cidade de Rolim de Moura (RO). Este ano a Campanha, que tem o tema: “Se liga, bicho! Raiva é caso sério”.

PONTOS DE VACINA
Durante o sábado (07/10) as vacinas serão feitas nos horários das 08h às12h e das 14h às 17h, nos seguintes locais:
Bairro Centro: Fundação Nacional de Saúde;
Bairro Centro Sul: Escola Aluizio;
Bairro Centro Norte: Secretaria Municipal de Educação;
Bairro Industrial: Antigo Kluska;
Bairro Beira Rio: Escola Tancredo Neves e Associação dos Moradores;
Bairro Planalto: Hospital Municipal e Escola Monteiro Lobato;
Bairro Boa Esperança: Escola Ulisses Guimarães, Policlínica, Casa do Idoso e Antigo Posto Sol Ar;
Bairro Olímpico: C.T.G. e Associação dos Moradores;
Bairro bom Jardim: Escola Dina Sfat;
Bairro Centenário: Centro Comunitário;
Bairro São Cristovão: Escola C.D.A e na Rua Urupá ao lado do Bar do Betim;
Bairro Jardim Tropical: Igreja São Tiago e Escola Nilson Silva;
Bairro Cidade Alta: Campo de futebol da Cidade Alta, Escola Priscila Rodrigues Chagas, Posto + e Ginásio de Esportes;

 

RECOMENDAÇÕES
O Centro de Controle de Zoonose, recomenda que na hora da vacinação os cães estejam com coleira e guia. Os gatos devem estar em caixas de transporte apropriadas. Os animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.

De acordo com as autoridades de saúde, sintomas como dor no local vacinado, febre e comportamento mais quieto podem ocorrer até 36 horas após a aplicação da dose.
Todas as vacinas foram repassadas pelo Ministério da Saúde.

RAIVA
A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Quem for mordido por um animal contaminado, deve lavar o local machucado com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA