Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

ROLIM DE MOURA:  SINSEZMAT discute atraso de pagamento em assembleia com os servidores municipais da Saúde

Rondônia

O  Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Zona da Mata (SINSEZMAT) esteve em assembleia, na tarde de quarta-feira (13), com os servidores  Pertencentes a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Rolim de Moura. O evento foi realizado para ser discutidos em conjunto  pontos como atraso de  pagamento e deliberação sobre ações futuras.

De acordo com o presidente do SINSEZMAT, Jose Luiz Alves Felipin , algumas Secretarias estão recebendo dentro do limite da data base, porém a  Secretaria de  Saúde, vem sempre recebendo com atraso. Acompanhando de perto os problemas, a direção sindical procurou junto a administração municipal  informações, sobre a folha de pagamento.

Segundo o Secretario de Fazenda,  seria pago somente os PACS(Agentes Comunitários de Saúde) e os servidores do PSF(Programa Saúde da Família).

Já os servidores do hospital municipal a previsão de pagamento seria a partir do dia 20 de setembro, pois não havia recurso suficiente para pagar toda a folha.

Mas o que deixou a categoria mais surpresa  é que após o edital ser publicado, a administração adiantou o pagamento, pagou todos os servidores lotados no hospital municipal dia 13, ate então, não tinha  recursos para pagar na data base.

Afinal os servidores não é “PRIORIZAÇÃO” para a administração municipal, em compromissos anteriores prometeu que não haveria pagamentos fragmentados, e que em março deste corrente ano a folha de pagamento seria regularizada, mas já estamos no mês de setembro e ainda permanece da mesma forma, hoje a categoria não acredita mais na atual gestão, destaca Felipin.

Durante a reunião a servidora Nilda Nascimento, destacou que os servidores não sofrem apenas com o atraso de pagamento, mas sim também com a falta de condições de trabalho, pois no hospital faltam recursos humano, alimentação precária, falta remédio desde o básico, faltam materiais para executar alguns procedimentos médicos, ressaltou ainda   as lutas que a categoria já enfrentou para  garantir que seus direitos fossem respeitados , e pediu vamos nos unir ainda mais, porque unidos somos mais fortes.

Felipin ressalta que a folha de pagamento deveria ser feita em dias, além de ser por Lei, assim como manda a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mais especificamente no art. 459, que estabelece o pagamento mensal do salário do trabalhador para ser realizado no máximo até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido, porém não é exercidas, medidas estão sendo tomadas pelo sindicato todo mês, mas sem sucesso, além da saúde, tem outras secretarias sem receber pagamento ainda.

Os servidores  estão decididos entrar em greve caso não seja resolvido a situação, então decidiram marcar uma nova assembleia para o dia 21 de setembro as 18h00minhrs para deliberação sobre ações futuras.

Jose Luiz na oportunidade parabenizou os servidores da Secretaria de Saúde pela presença e disse; “não podemos nos deixar enfraquecer, abrir mão do que já conquistamos, nos não somos culpados pela má gestão, hoje os servidores da SEMUSA precisam se unir, através da união, que se faz a força”.

Fonte: Assessoria/SINSEZMAT

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA