Rondônia

Rondônia recebe viaturas por ter enviado policiais para a segurança nas Olimpíadas 2016

Rondônia

As polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros receberam, na tarde desta quarta-feira (21), 15 novos veículos que deverão incrementar a ações de segurança das três corporações que compõem as forças de segurança em Porto Velho e várias  cidades do interior. A solenidade de entrega dos veículos foi realizada na sede do Comando Geral da Polícia Militar, com a presença do vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira.

Além dos veículos, foram entregues à Polícia Militar armamentos e munições: 73 carabinas 556; 35 pistolas ponto 40; rádios comunicação HT e 100 coletes a prova de balas adquiridos com recursos próprios.

Veículos serão utilizados nas ações de segurança das três corporações

As viaturas foram doadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp,) como contrapartida pela atuação do efetivo de cerca de 150 policiais militares, bombeiros e civis disponibilizados para a Força Nacional de Segurança, antes e durante a Olimpíada Rio 2016.

Para os jogos olímpicos, o projeto original da Senasp solicitava 100 policiais, porém a medida em o evento ocorria, novos profissionais eram enviados, disse o secretário-adjunto de Segurança Pública, em exercício, Luiz Roberto de Mattos.

No ato de entrega das viaturas, Luiz Roberto esclareceu que a maior quantidade de viaturas (11) foram para a Polícia Militar, proporcional ao número maior de efetivo disponibilizado para a Rio 2016. Dos 15 veículos, 11 são caminhonetes de grande porte, três carros pequenos, tipo passeio. Além das viaturas entregues ontem, o pacote contempla a Sesdec com um micro-ônibus que chega essa semana.

“A olimpíada foi lograda de êxito e não teve nenhuma ocorrência digna de registro. Nossos agradecimentos a todos os policiais de Rondônia trabalham na Força Nacional à época, bem como os que permaneceram no Estado. Os policiais que ficaram, com muito esforço, cobriram a ausência dos colegas que receberam a missão de estarem na olimpíada”, disse Matos.

O vice-governador Daniel Pereira agradeceu a cada uma das pessoas, que ao longo do ano de 2016, trabalharam pela segurança pública do Estado.  Sobre a aquisição das viaturas, o vice-governador enfatizou que “é algo que todo mundo sai ganhando”. Rondônia ajudou a oferecer segurança à população do mundo todo que participou do que o vice-governador denominou de “maior evento esportivo do planeta”.

“Com as viaturas cedidas pela Senasp, as forças de segurança de Rondônia, de modo integrado, como é a proposta do governador Confúcio Moura, desencadeia a possibilidade melhoria nos serviços prestados as comunidades”, disse o comandante-geral da Polícia Militar  do Estado de Rondônia, Ênedy Dias.  Para o coronel, viaturas e novos equipamentos como rádios, armas dentre outros, farão com que a população em geral se beneficie do resultado que se espera.“Os policiais terão melhores condições de trabalho para execução dos serviços essenciais que no policiamento ostensivo e também no enfrentamento, quando necessário”.

A experiência diferenciada adquirida em outros estados da federação faz deles policiais mais treinados, com uma visão de segurança pública desenvolvida pode ser observada de outro ponto de vista, o que tem como tendência, novos conhecimentos, repassados ao efetivo que anda não teve oportunidade de integrar a Força Nacional, destacou o comandante da PMRO.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Missões estratégicas e humanitárias marcam ações de proteção e resgate em 2024

Publicados

em

O CBMRO recebeu reforço significativo com a incorporação dos aviões Air Tractor no combate aos incêndios florestais nos parques de Rondônia 

O ano de 2024 foi marcado por avanços nas atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). A corporação se destacou pela ampliação da infraestrutura, modernização tecnológica, capacitação de equipes e operações marcantes em diferentes frentes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos em equipamentos, estruturas e capacitações fazem a diferença no atendimento aos rondonienses, garantindo mais proteção para população.

Em 2024, o CBMRO realizou mais de 20 mil atendimentos, incluindo emergências urbanas e desastres naturais. Apostando em inovação, foram adquiridas viaturas especializadas, drones e equipamentos de resgate de alta performance. Essas ferramentas aumentaram a eficiência e segurança das operações, especialmente no combate a incêndios e em situações de resgate em áreas de difícil acesso.

Foram mais de 20 mil atendimentos em 2024, incluindo emergências urbanas e desastres naturais

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

O planejamento estratégico da Corporação durante o período desafiador dos incêndios florestais resultou em uma redução significativa dos focos de incêndio criminosos em áreas críticas como Guajará-Mirim, Pimenta Bueno e Costa Marques. O helicóptero Falcão 2, equipado com o sistema Bambi Bucket com capacidade de arrebatar 450 litros d’água, desempenhou papel essencial no combate aéreo.

O governo de Rondônia contratou ainda 800 horas de voos das aeronaves especializadas, cada uma com capacidade para despejar 2 mil litros de água em cada lançamento. Um reforço significativo com a incorporação dos aviões Air Tractor no combate aos incêndios florestais no Parque Estadual Guajará-Mirim e Estação Ecológica Soldado da Borracha, no município de Cujubim.

EQUIPAMENTOS E INFRAESTRUTURA

Entre os avanços, está a inauguração da Torre de Salvamento em Altura

Dentre os avanços no ano, está a inauguração da Torre de Salvamento em Altura, um equipamento pioneiro que amplia o padrão de treinamento dos bombeiros nas operações em locais elevados. Também foi entregue o novo Centro de Ensino da Corporação, considerado referência para a formação e qualificação dos militares.

A expansão da infraestrutura contemplou, ainda, a entrega do quartel do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar (2º SGBM) e o início da construção de duas novas unidades: o 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), em Pimenta Bueno, e o Quartel de Buritis. As melhorias ampliam o alcance operacional da instituição em regiões estratégicas.

VALORIZAÇÃO

A formação continuada também foi evidenciada em 2024. A participação dos servidores em cursos nacionais e internacionais, abordando temas como combate a incêndios florestais e resgates complexos, resultou em uma tropa ainda mais qualificada e preparada para os desafios.

Missão humanitária atendeu as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

MISSÃO HUMANITÁRIA

Um dos momentos mais marcantes de 2024 foi a missão humanitária realizada pelo governo de Rondônia para atender às vítimas de enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, o CBMRO atuou fora do estado. A equipe realizou 553 atendimentos diários, incluindo resgates, transporte aeromédico e distribuição de donativos.

O governo enviou, por meio do CBMRO, viaturas, embarcações, drones e outros equipamentos de salvamentos, necessários para atuação em situações de desastres. Para compor as equipes da Força-Tarefa, foram designados militares de todo estado. Durante a operação foram utilizadas uma aeronave “Caravan”, quatro caminhonetes e duas embarcações.

As equipes foram compostas por:

Governo de Rondônia entregou 52 medalhas para os participantes da ação humanitária

  • Dois binômios;
  • Dois pilotos;
  • Dois copilotos;
  • Dois operadores aerotáticos;
  • Um enfermeiro;
  • Dois médicos; e
  • Demais militares especialistas em salvamento terrestre.

No retorno a Rondônia, o governo do estado entregou 52 medalhas para os participantes da ação humanitária. Segundo o comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, a operação demonstrou a capacidade técnica e a solidariedade dos bombeiros de Rondônia. “Foi uma missão desafiadora e histórica para nossa corporação. Mostramos que estamos preparados para atuar não apenas em Rondônia, mas em qualquer lugar onde nossa ajuda seja necessária”, afirmou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA