Rondônia
Segundo Encontro Formativo para Comitês Escolares Antidrogas fortalece rede de prevenção e cuidados no ambiente escolar
Rondônia
Com o objetivo de fortalecer a rede de prevenção e cuidados no ambiente escolar, capacitando os integrantes dos comitês para lidar com os desafios relacionados ao uso de substâncias psicoativas, foi realizado pelo governo de Rondônia, na terça (22) e quarta-feira (23), o segundo Encontro Formativo com os membros dos Comitês Permanentes de Combate às Drogas de 45 escolas estaduais dos municípios de Alvorada do Oeste, Ji-Paraná e Presidente Médici. O evento acontece no Hotel Fazenda, localizado na BR-364, km 17, em Presidente Médici. Alunos, professores e equipes gestoras que fazem parte da jurisdição da Superintendência Regional de Ji-Paraná (Super) participam do encontro.
De iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entre as atividades previstas, estão palestras e oficinas que abordam estratégias de prevenção e intervenção precoce, além de promover reflexões sobre o protagonismo juvenil e a autonomia de pensamento para tomadas de decisões saudáveis.
A capacitação conta com a parceria de instituições como o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Ordem dos Advogados do Brasil de Rondônia (OAB/RO).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, é fundamental que as escolas estejam preparadas para enfrentar os desafios no combate às drogas. “O trabalho dos comitês antidrogas é essencial para garantir que nossos jovens estejam protegidos e recebam o suporte necessário para fazer escolhas saudáveis”, ressaltou.
A secretária-adjunta de educação, Débora Raposo, destacou a importância do trabalho dos comitês antidrogas nas escolas. “Nossos estudantes também são alvos dos traficantes, então a escola precisa ser um lugar de cuidado. Se há qualquer sinal, não podemos deixar crescer, tem que ser imediatamente combatido. O comitê com empoderamento dos alunos faz toda a diferença, pois às vezes, as pessoas não chegam ao diretor ou coordenador, mas o aluno sabe. O trabalho desses alunos à frente dos comitês é fundamental.”
COMPROMETIMENTO
Durante o Encontro Formativo, a superintendente regional de educação, Rosângela Marun, expressou sua gratidão ao governo do estado de Rondônia, destacando sua atuação em todas as áreas. “Na frente das políticas do estado, no contexto educacional, sempre executando o melhor para todos. Agradeço ao governo, que atua em todas as áreas, para promover excelência nos projetos funcionais nesta área e entregues à sociedade.”
MEMBROS
O encontro contou, também, com a presença dos secretários e membros do Conepod, Secretário de Estado da Justiça (Sejus), Marcus Rito e Secretário de Estado da Defesa, Cidadania e Segurança Pública (Sesdec), Felipe Bernardo Vital.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia
Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).
Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico.
TESTE DO PEZINHO
Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.
DOENÇAS DETECTADAS
O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.
No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:
- Fenilcetonúria (PKU)
- Hipotireoidismo congênito
- Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
- Fibrose cística
- Hiperplasia adrenal congênita
- Deficiência de biotinidase
- Toxoplasmose congênita
- Aminoacidopatias
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio7 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Esporte6 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio7 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio
-
Agronegócio7 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Esporte6 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento