Rondônia
Semusa recebe novas doações da usina Jirau no enfrentamento do coronavírus
Rondônia
A empresa entregou outra grande quantidade de equipamentos de proteção individual
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) recebeu 22.800 mil máscaras cirúrgicas doadas pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau. No final de maio, a empresa entregou ao município outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas e aventais.
As doações estão sendo realizadas através do “Projeto PVH contra o coronavírus”, desenvolvido pela ESBR, com recurso financeiro captado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS). Até agora foram entregues 9.480 mil aventais descartáveis, 800 aventais cirúrgicos, 5 mil pares de luvas de procedimento, 22 mil máscaras cirúrgicas e 6.500 hastes (swab) utilizadas na coleta de material biológico para detecção do novo coronavírus.
Os itens recebidos estão sendo distribuídas, pela Semusa, nas unidades de saúde conforme demanda apresentada, inclusive na zona rural, distritos, UPAs Sul, Leste, Jaci, Pronto Atendimentos e Centros de atendimento ao coronavírus.
“Estamos realmente muito agradecidos pelas doações da Usina Jirau, que vem nos ajudando muito. Essas parcerias têm sido fundamentais no enfrentamento da Covid-19, proporcionando melhoria do atendimento populacional e garantindo segurança aos profissionais de saúde”, agradeceu a secretária da Semusa, Eliana Pasini.
Para a Usina Jirau, esta é uma das ações de responsabilidade social que a empresa exerce na região. “Nossa responsabilidade social passa também pelo apoio ao Município neste momento tão sensível pelo qual estamos vivendo, na prevenção e tratamento da COVID-19. Hoje o nosso esforço está concentrado em prol da saúde de todos”, ressalta o diretor administrativo da Usina Jirau, Júlio Freitas.
Comdecom
Rondônia
Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS
O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.
O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.
O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.
COMPETÊNCIAS DO COMITÊ
I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;
II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;
III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;
IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;
V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;
VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Esporte7 dias atrás
Fifa revela vencedores do Prêmio The Best em evento de gala no Catar