Rondônia

Servidoras do DER são homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher

Rondônia


Servidoras do DER de Ouro Preto do Oeste foram homenageadas com café da manhã especial 

As servidoras do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) foram homenageadas em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Na 3ª Residência Regional do DER, em Ouro Preto do Oeste, as servidoras foram recepcionadas, no dia 8 de março, com um delicioso café da manhã.

“Iniciamos os trabalhos nesse dia tão especial com uma oração realizada pelo servidor do DER e pastor Ednilson Lopes de Arruda. Logo em seguida servimos o café da manhã para os servidores e para encerrar entregamos uma lembrança para cada guerreira de nossa regional”, informou o residente Boby Gil.

Servidoras do DER de Rolim de Moura também receberam homenagem

Em Rolim de Moura, as mulheres da 5ª Residência Regional e 4ª Usina de Asfalto de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (Cbuq) também foram homenageadas. “Essa é uma singela homenagem para demonstrar o quanto vocês são importantes. Essa homenagem do dia 8 é para vocês mulheres, guerreiras, determinadas e que Deus proporcionou o dom de gerar a vida, o que nos permite estar aqui. Parabéns para vocês”, disse Thiago Moreira, gerente da 4ª Usina de Asfalto.

Para o residente da 5ª Regional do DER, Rodinei Nandi, o Dia da Mulher é uma data especial que deveria ser comemorada todos os dias. “Esse é um momento ímpar que nos lembra que a mulher é mãe, trabalhadora, esposa e amiga. Uma simples homenagem para elas que transformam o nosso dia em algo especial, com força, sabedoria e delicadeza”, frisou Nandi.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, enfatizou que a homenagem em cada setor, regional e usina foi realizada pelos chefes imediatos que entendem a importância desse dia e da presença destas mulheres tão especiais que fazem parte da equipe. “Aproveito o momento para parabenizar às mulheres pelo que elas representam à nossa sociedade. Parabenizar pelos importantes avanços e direitos que estão conseguindo nos últimos tempos e agradecer aos residentes das regionais e gerentes das usinas, que lembraram desta data e valorizaram nossas guerreiras”, finalizou.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Publicados

em

Em Rondônia o teste do pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).

Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico. 

TESTE DO PEZINHO

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.

DOENÇAS DETECTADAS

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.

No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

  • Fenilcetonúria (PKU)
  • Hipotireoidismo congênito
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
  • Fibrose cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Deficiência de biotinidase
  • Toxoplasmose congênita
  • Aminoacidopatias 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA