Rondônia
Servidoras do Detran Rondônia de Porto Velho têm dia de cuidados em comemoração ao Mês da Mulher
Rondônia
Um Dia de Beleza foi dedicado às mulheres do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) por meio da Coordenadoria de Qualidade (Cquali), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março. De uma forma intercalada que não atrapalhasse o andamento dos trabalhos, as servidoras do órgão, lotadas em Porto Velho puderam realçar a beleza com serviços oferecidos de maquiagem, cabelo e esmaltação.
O diretor-geral do Detran Rondônia Paulo Higo Ferreira de Almeida, a diretora-geral adjunta Benedita Oliveira e a coordenadora de Cquali Tiara Martins Barbosa Martell, marcaram presença no evento, dando as boas vindas às servidoras.
Paulo Higo, disse que as mulheres são seres especiais e mencionou o abraço do governador Marcos Rocha a todas as mulheres destacando que o Governo de Rondônia tem um olhar especial com programas de políticas públicas voltadas às mulheres.
A diretora adjunta Benedita Oliveira, ressaltou a importância da mulher no desempenho de suas funções, seja como servidora pública, como mãe, esposa, dona de casa e na sociedade; pediu para que aproveitassem os serviços oferecidos a elas, que trabalham tanto e muitas vezes não tem tempo para se cuidar, como merecem.
Segundo a coordenadora da Cquali no mês de março será desenvolvida uma programação voltada à beleza, saúde e empreendedorismo da mulher servidora do Detran Rondônia, “começamos com o Dia de Beleza, depois teremos exames de mamografia e papanicolau, uma parceria com a Carreta do Hospital de Amor e por fim a 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras da autarquia, onde nossas servidoras poderão mostrar seu potencial empreendedor, fora do serviço público”, afirmou Tiara Mertell.
A auxiliar administrativo Marcemilia de Araújo Ribeiro, trabalha no órgão há 14 anos; aproveitou os serviços de beleza para cuidar das sobrancelhas. “Ficou perfeita, adorei o resultado”, disse.
Marcemilia ressaltou que muitas mulheres que trabalham fora não têm tempo para ir ao salão de beleza com a frequência que deveria. “O mesmo acontece para irmos ao médico, para cuidar da saúde preventiva; já agendei também para fazer os exames de mamografia e preventivo na Carreta do Hospital de Amor que estará atendendo as servidoras do Detran”, afirmou.
CONFIRA PROGRAMAÇÃO:
Dia 23/03/2022 – Carreta do Hospital do Amor – serão realizados exames (mamografia e papanicolau).
Dia 31/03/2022 – 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras do Detran.
Podem participar da feira, todas as servidoras do órgão que tenha um empreendimento paralelo e queira expor o seu produto. Basta inscrever-se em um link que será disponibilizado até o dia 15/03/2022 na intranet.
O evento é aberto para quem quiser conhecer e adquirir a mercadoria produzida pelas servidoras empreendedoras do Detran.
Rondônia
Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia
Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).
Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico.
TESTE DO PEZINHO
Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.
DOENÇAS DETECTADAS
O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.
No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:
- Fenilcetonúria (PKU)
- Hipotireoidismo congênito
- Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
- Fibrose cística
- Hiperplasia adrenal congênita
- Deficiência de biotinidase
- Toxoplasmose congênita
- Aminoacidopatias
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio7 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Esporte6 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Esporte6 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio7 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio
-
Agronegócio7 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento