Pesquisar
Close this search box.

TJ RO

Servidores participam de treinamento sobre segurança da informação no TJRO

TJ RO

Print mostra treinamento sendo realizado por instrutor ao lado de uma tela

Com centenas de registros de presença e visualizações no canal do Tribunal de Justiça de Rondônia no YouTube, o treinamento sobre segurança da informação realizado nesta segunda-feira, 23, foi um passo importante dado pela instituição no aprimoramento e difusão da política de proteção de dados do Poder Judiciário de Rondônia. Na abertura da formação, a encarregada de dados no TJRO, juíza auxiliar da presidência Valdirene Clementele, disse que esse aperfeiçoamento representa mais uma das medidas que o TJRO adota visando a proteção de dados e cumprimento integral das normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

De acordo com a magistrada, desde o início de sua gestão, o desembargador presidente do TJRO, Raduan Miguel Filho vem trabalhando por esse aprimoramento visando a segurança de todos. Valdirene fez agradecimentos aos setores envolvidos na realização do evento e destacou a relevância dessa formação para a instituição e também para a sociedade.

A iniciativa faz parte do Plano de Comunicação desenvolvido em atendimento à Resolução n. 363 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa adequar o Tribunal às normas de proteção de dados vigentes no país. Christian Bachmann, especialista em Tecnologia e Segurança da Informação do escritório Pironti Advogados, foi ministrante da informação, com exemplos recentes e didáticos, ele demonstrou tipos de fraudes e golpes feitos por meio virtual e destacou as condutas que todos devem adotar para evitar cair em armadilhas, especialmente as veiculadas pela internet.

Com isso, objetivo principal da capacitação foi alcançado, com a capacitação de magistrados e servidores para lidar com os desafios contemporâneos da segurança digital. “É preciso buscar fontes seguras antes de clicar e desconfiar de ofertas ou promoções muito além da da realidade de valores ou lógica de mercado”, alertou o ministrante. Entre os temas abordados por Bachmaann, os principais golpes praticados no ambiente digital e indicação de medidas preventivas para evitar incidentes. Além disso, o treinamento incluirá a utilização de senhas e as principais causas de ataques de ransomware e como evitá-los.

A programação também inclui uma introdução ao uso seguro de tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial (IA), que, embora traga inúmeras vantagens, também apresenta novos riscos à privacidade. Outro tópico relevante foi conscientização sobre os cuidados necessários ao utilizar QR Codes, uma prática usada por cibercriminosos para roubar dados.

Desta forma, defendeu a juíza Valdirene, a intensa participação no treinamento demonstra o engajamento dos servidores(as) da instituição para manter a segurança e a conformidade dos serviços de acordo com as legislações de privacidade e proteção de dados. Foram mais de 900 visualizações no vídeo do treinamento, com cerca de 600 participantes concomitantes.

Assessoria de Comunicação Institucional

JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO

Publicados

em

54215181103 3a0642ff0f c 1

Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense. 

A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou. 

 destaque medalhaTJAM 2024 1

Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sobre a medalha

A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.

Assista a solenidade

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA