Rondônia
Setur inicia 4ª edição do Famtour para promover turismo em três municípios do Vale do Guaporé
Rondônia
Foi iniciado na última segunda-feira (7), a 4ª edição do Famtour, projeto de familiarização turística desenvolvido pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), que integra agências, guias e operadores de turismo, influenciadores digitais e a imprensa para promover o setor do turismo em Rondônia.
A abertura oficial desta edição foi realizada em Jaru, em um hotel onde também oferece o serviço de consulado para os rondonienses e turistas de outros lugares do Brasil e do mundo. Estavam presentes o superintendente da Setur Gilvan Pereira, o vice-cônsul da Espanha no Brasil, com escritório em Jaru, Fernando Sanches, além de vereadores e representantes da Prefeitura de Jaru.
Após a abertura, a próxima parada foi o município de Costa Marques, onde conheceram o Real Forte Príncipe da Beira, localizado à margem direita do rio Guaporé.
O roteiro segue viagem para mais dois municípios: São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé.
Gilvan Pereira, destaca que: “a ideia deste Famtour é fortalecer os pontos turísticos existentes nesta região. Aqui há todo um trabalho de governança em parceria com os municípios para garantir essa aproximação. O turismo aqui, agrega a força do agronegócio, além das empresas parceiras como hotéis e restaurantes”.
De acordo com a gestora de Promoção e Eventos da Setur, Gisele Louise, o Famtour não gera nenhum tipo de custo para o Governo de Rondônia, com relação às empresas parceiras, como os hotéis e restaurantes. “Todos os custos e gastos são feitos pelas empresas parceiras. Desde o transporte até a alimentação. A comissão e todos que participam não recebem nenhum tipo de valor custeado, como forma de pagamento ou cachê pelo Estado”.
DAS EDIÇÕES
A 1ª edição do Famtour aconteceu em 2020 e teve grande destaque entre a classe empresarial do segmento, como agências de viagem, restaurantes e hotéis. O roteiro passou por Nova União, Ouro Preto do Oeste e Cacoal. Além disso, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da gastronomia da região e desfrutar de suas belezas naturais.
A 2ª edição, que foi no Polo Madeira-Mamoré que aconteceu em julho de 2021. O roteiro foi em Candeias do Jamari e Porto Velho.
A 3ª edição foi no Polo do Vale do Jamari, com os mesmos procedimentos técnicos das edições anteriores para a seleção dos participantes.
Rondônia
Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia
Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).
Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico.
TESTE DO PEZINHO
Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.
DOENÇAS DETECTADAS
O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.
No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:
- Fenilcetonúria (PKU)
- Hipotireoidismo congênito
- Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
- Fibrose cística
- Hiperplasia adrenal congênita
- Deficiência de biotinidase
- Toxoplasmose congênita
- Aminoacidopatias
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio7 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Esporte6 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Esporte6 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio7 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio
-
Agronegócio7 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento