Rondônia

Sucesso da operação para a remoção de grileiros e extrativistas ilegais do território será celebrada com evento na terça-feira (30) e resultados da operação serão divulgados

Rondônia

Um ato do Governo Federal para marcar a entrega da desintrusão da Terra Indígena Karipuna, localizada no estado de Rondônia, será realizado na terça-feira (30), às 14h, na Aldeia Panorama. Durante a solenidade, os órgãos envolvidos na operação efetuarão a entrega dos resultados da desintrusão do território indígena.

Localizada entre os municípios de Porto Velho e Nova Mamoré, a Terra Indígena Karipuna é amplamente visada por invasores que promovem desmatamento, grilagem de terra e outras ações ilegais. O Governo Federal cumpriu uma determinação judicial para realizar o processo de desintrusão, que teve início em junho e foi concluído em julho deste ano.

Mais de 20 órgãos federais compõem a operação de desintrusão. O Exército Brasileiro realizou a construção da Base e apoio logístico à operação. Ao todo, 151 ações foram planejadas e realizadas. Mais de 20 edificações dentro da Terra Indígena foram destruídas e 54 metros cúbicos de madeira, apreendidos. O processo de desintrusão serve justamente para resguardar a vida dos indígenas Karipuna e assegurar a eles o direito exclusivo do uso da terra, previsto na Constituição.

Órgãos que irão participar da cerimônia de entrega da desintrusão:
Casa Civil, Ministério dos Povos Indígenas, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Defesa, Secretaria-Geral da Presidência da República, Advocacia-Geral da União, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Ação para conscientização de condutores sobre mistura de álcool e direção é realizada pelo Detran-RO, em Porto Velho

Publicados

em

Campanha “Álcool e Direção” é realizada semanalmente para sensibilizar condutores

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realizou uma blitz educativa, em Porto Velho, como parte da campanha “Álcool e Direção”. A iniciativa, intitulada “Calma Vai de Boa”, reforça a importância de comportamentos responsáveis ao volante. Durante a ação, que aconteceu na quinta-feira (19), 95 condutores foram abordados e assistiram a um vídeo educativo que alerta sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool. O objetivo é conscientizar motoristas e promover mudanças de atitudes no trânsito para reduzir acidentes e salvar vidas.

O diretor da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Welton Roney esclareceu que, “os trabalhos incluem orientação, prevenção e correção quando necessário. Em casos graves, como a identificação de condutores embriagados ou inabilitados, realizamos as medidas administrativas para evitar riscos à segurança de todos.”

Um vídeo educativo alertou condutores

Além do foco no álcool e direção, a blitz também corrigiu outras irregularidades no momento da abordagem, como o transporte inadequado de crianças sem cadeirinha ou em motocicletas, a fim de garantir o cumprimento das normas de segurança.

AÇÃO INTEGRADA

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou que a operação, que conta com a participação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), visa educar condutores, fortalecendo a construção de um trânsito mais humanizado e seguro. “A união das instituições de segurança pública fortalece a cultura de respeito e segurança nas vias públicas, beneficiando toda sociedade.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA