Agronegócio
Sustentabilidade em discussão
Agronegócio
Diretoria e colaboradores do Sistema FAEMG se reuniram com a secretária Marília Melo
Os pleitos e demandas do setor agropecuário mineiro foram defendidos pela Diretoria do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos em reunião com a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Marília Melo e sua equipe, nesta terça (25/1).
O presidente Antônio de Salvo entregou documento com os principais avanços esperados pelos produtores rurais em legislação e atuação ambiental do Estado: “Estamos buscando uma discussão efetiva e profícua das questões ambientais a partir da realidade do setor produtivo. Fomos muito bem recebidos pela Secretária e sua equipe, e vamos iniciar novos processos de discussão para que as decisões andem em sintonia e para que as metas propostas pelo Governo Mineiro durante a COP-26 e o acordo Race to Zero possam ser, de fato, cumpridas”.
Presidente Antônio de Salvo entrega pleitos à secretária Marília Melo
Entre os itens listados pelo Sistema FAEMG, um dos destaques é o fortalecimento da atuação preventiva dos órgãos do SISEMA, com foco na orientação e no esclarecimento dos produtores rurais quanto à legislação ambiental – considerada árida e muito complexa. “Contamos com 386 Sindicatos Rurais que podem ser parceiros neste trabalho de multiplicação das orientações. E são também estratégicos no apontamento das diferentes realidades regionais dos nossos produtores e de suas muitas dificuldades para cumprimento dos processos ambientais”, destacou Antônio de Salvo.
Exemplo disso é a discussão coordenada pelo Sistema FAEMG junto aos Sindicatos para sugestões de melhoria para a nova norma para os processos de autorização para intervenção ambiental (Resolução Conjunta SEMAD/IEF Nº 3.102), que dificulta a produção agrícola e pecuária mineira. (Clique aqui e saiba mais)
Antônio de Salvo, presidente do Sistema FAEMG
“O produtor rural é preservacionista por natureza. Quer trabalhar dentro da legalidade, da instrução jurídica. Queremos produzir com sustentabilidade, até porque temos sucessores que dependerão dos recursos conservados dentro da propriedade para dar continuidade ao trabalho, produzindo mais e melhor para uma demanda mundial por alimentos que cresce exponencialmente. Mas precisamos de segurança pra produzir e viabilidade econômica. Por isso trouxemos novas propostas, elaboradas junto com os nossos Sindicatos, para avançarmos em sustentabilidade, considerando a realidade do produtor”.
Marília Melo, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável/MG
“Nos últimos anos, construímos um diálogo muito franco e transparente. O Sistema FAEMG nos traz as questões dos produtores rurais mineiros e suas dificuldades, contribui com boas propostas e, juntos, construímos as soluções. Temos trabalhado para reduzir o número de normas infralegais e tornar o processo de regularização ambiental mais ágil, prático e com segurança jurídica para todos. Partimos, sobretudo, das demandas que recebemos do setor, por meio da FAEMG”.
Agronegócio
Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Rondônia6 dias atrás
Ponte no Rio Melgaço é revitalizada e garante segurança para a população de Pimenta Bueno
-
TJ RO6 dias atrás
TJRO irá realizar Seminário sobre Justiça, sustentabilidade e agronegócio na Rondônia Rural Show, em 2025