Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Tarde do Conhecimento reúne quase 700 produtores rurais, em Cacoal

Rondônia

Palestras sobre gestão de propriedades, sucessão familiar e poder de inovação da mulher no campo foram realizadas durante toda a tarde de sábado (7), no Teatro Municipal de Cacoal. O evento, promovido pela Secretaria de Agricultura do Estado, teve o apoio da Sicoob Credip.

O agronegócio representa mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e tende a crescer nos próximos anos. Nessa perspectiva, mais de 600 produtores rurais da região do Café participaram da 5ª Tarde do Conhecimento que teve como objetivo fortalecer a agricultura familiar e incentivar a permanência dos jovens no campo. Palestras sobre gestão de propriedades, sucessão familiar e poder de inovação da mulher no campo foram realizadas durante toda a tarde de sábado (7), no Teatro Municipal de Cacoal. O evento, promovido pela Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), teve o apoio da Sicoob Credip.

O pecuarista de Ministro Andreazza, Deuzimar Evencio Carara, está sempre de olho em novas tecnologias que possam ser implementadas na propriedade. Ele diz que a participação em eventos que agreguem conhecimento técnico é fundamental para melhorar a produção no campo.

“Sempre participo desses eventos que trazem conhecimento técnico para nós produtores. Porque são essas informações que tem me ajudado a aumentar a produção e a rentabilidade da propriedade”, afirmou Deuzimar.

Estudante do curso técnico de agronegócio no Instituto Abaitará, Milena Mikelly Faustino também participou da Tarde do Conhecimento. Para ela, a busca por informações de qualidade ajudará na formação profissional.

“Concluo o curso este ano e tenho certeza que esses conhecimentos adquiridos fora da escola também vão agregar muito valor ao meu currículo. Por isso, acho importante participar dessas palestras ligadas ao público que irei atender futuramente”, acredita Milena.

O diretor operacional da Sicoob Credip, Fábio Correia, participou do evento e apresentou números que demonstram a força e o crescimento das cooperativas do agronegócio e de crédito.

“A força do agronegócio está passando pelas mãos das cooperativas. Temos no Brasil, pelo menos 15 grandes do agro. São marcas consagradas como Aurora Alimentos e Frimesa que muita gente nem sabe que são cooperativas”.

“Para se transformarem nessas gigantes, elas precisaram de apoio financeiro e as cooperativas de crédito têm sido grandes parceiras. Sabemos que o crédito bem gerido e bem aplicado com assistência técnica fomenta o agronegócio”, destacou Fábio.

Para o gerente da Sicoob Credip de Ministro Andreazza, Guilherme da Silva Pereira, o apoio da Cooperativa nesses eventos é importante para incentivar a participação dos cooperados na busca pelo conhecimento.

“O produtor tendo tecnificação e um acompanhamento terá mais condições de contratar linhas de crédito. São essas orientações profissionais que o ajudarão a gerir melhor o recurso, dando mais rentabilidade a propriedade e tornando a operação de crédito mais segura”.

A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de crédito da região norte e oferece diferentes linhas de créditos para atender o produtor rural. Para saber mais sobre os recursos disponíveis, basta procurar um dos 37 pontos de atendimento da Sicoob Credip, distribuídos em Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA