Rondônia

TCE-RO reconhece qualidade da Gestão Marcos Rocha: “Focada na eficiência e bem-estar da população”

Rondônia

 

O crescimento econômico de Rondônia, na gestão do governador Marcos Rocha, garantiu ao governo do estado o reconhecimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) pelo desenvolvimento sustentável alcançados em 2024. A estabilidade econômica e o ambiente favorável para negócios têm contribuído para a geração de empregos colocando o estado entre os melhores nos índices de empregabilidade do país e também fez com que o estado alcançasse a marca de 18.580 novas empresas abertas de janeiro a agosto de 2024, conforme balanço da Junta Comercial de Rondônia (Jucer).

O avanço econômico de Rondônia nos últimos anos, tem se destacado pelo crescimento econômico robusto e sustentável, resultado da gestão que está focada na eficiência e no bem-estar de toda população.

O presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, afirmou que, “os dados econômicos demonstram que Rondônia está em um processo de crescimento confiável e sustentável, consolidando-se como um estado apto a receber novos investimentos.”

Marcos Rocha reforça que Rondônia tem se destacado no cenário nacional como um dos principais estados produtores e exportadores de café e carne bovina. Em 2023, o estado colheu 3.731.716 sacas de café em uma área de 61.882 hectares, sendo detentor de três selos de Indicação Geográfica para o café, o que reforça a qualidade e o reconhecimento internacional do produto.

Além disso, Rondônia é o maior exportador de carne bovina da região Norte e é reconhecido por possuir o maior rebanho livre de febre aftosa sem vacinação no Brasil, o que garante ao estado uma posição privilegiada no mercado internacional de carnes.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Publicados

em

Em Rondônia o teste do pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).

Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico. 

TESTE DO PEZINHO

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.

DOENÇAS DETECTADAS

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.

No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

  • Fenilcetonúria (PKU)
  • Hipotireoidismo congênito
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
  • Fibrose cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Deficiência de biotinidase
  • Toxoplasmose congênita
  • Aminoacidopatias 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA