Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Turismo Social do Sesc realiza projeto “O Condutor E A a Litorina”

Rondônia

A Coordenação do Turismo Social do Sesc RO já está em campo para dar continuidade em 2018, ao projeto Destemidos Pioneiros, que resgata personagens históricos que tiveram ação decisiva no desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Este ano, um dos roteiros temáticos que serão apresentados ao público será “O Condutor e a Litorina”, que vai contar um pouco da história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, através do olhar dos ex-ferroviários, em passeio na litorina recentemente recuperada, graças ao apoio de entidades públicas e privadas como o Conetur e a Fecomércio-RO.

A litorina é uma relíquia que data do ano de 1950 que funciona com um motor a diesel e comporta doze pessoas.

Na manhã desta quinta-feira 01.03, a coordenadora de Turismo Social do Sesc, Tatiana Nara Sadeck, acompanhada do presidente do Conetur, Raniery Coelho, visitou a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Os dois foram recepcionados por alguns ferroviários e ao presidente da Associação dos Ferroviários da Madeira-Mamoré, José Bispo. Na visita os dois foram convidados para um passeio na Litorina e fizeram um pequeno tour no galpão onde ficava a oficina de máquinas da ferrovia.

“A Ferrovia tem muito para nos contar. São muitas histórias ainda desconhecidas do grande público e que queremos popularizar como forma de conscientizar as futuras gerações, principalmente estudantes, sobre a importância da manutenção desse patrimônio. O Sistema Fecomércio-RO, através do Conetur, está engajado nesse projeto para dar sua colaboração à nossa história”, comentou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA