Rondônia
Unidades prisionais do Estado recebem assistência religiosa realizada pela Sejus
Rondônia
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em prol da ressocialização dentro dos estabelecimentos penais do Estado e em cumprimento da Lei n. 7.210/84 de Execução Penal (LEP), que garante a assistência religiosa aos reeducandos, trabalha no fortalecimento da prática religiosa nas unidades prisionais. Ações deste sentido contribuem para a transformação da conduta dos reeducandos. As atividades são realizadas por meio do Núcleo de Assistência Religiosa (Nuar) da Sejus, através de parcerias com denominações religiosas e missionários voluntários.
Na última quinta-feira, 17, membros da igreja evangélica celebraram um breve culto na Penitenciária Edvan Mariano Rosendo onde aconteceram leitura de passagens bíblicas, cânticos, momentos de reflexão e oração. Reeducandos e servidores receberam o livro “O grande conflito”, que trata sobre o catolicismo romano e o protestantismo, sendo um incentivo a leitura entre os internos.
O chefe do Nuar, Túlio Rogério de Souza Lima, acredita que a prática religiosa contribuiu positivamente para a ressocialização dos reeducandos. “O trabalho de inserção de ações deste cunho dentro das unidades, tem um papel fundamental no processo de ressocialização, porque através da Palavra de Deus, percebe-se uma mudança no comportamento dos internos. O Nuar acredita que a Palavra de Deus, transforma e liberta de traumas, vícios e até das práticas criminosas, claro que tudo alinhado aos projetos de trabalho e educação”, conclui.
Os reeducandos têm uma receptividade muito positiva com todos os projetos ofertados pela Sejus, mas destacam a importância do acolhimento de instituições religiosas. “Somos muito gratos pela ajuda e compreensão dessas pessoas que disponibilizam seu tempo para visitarem a carceragem levando uma palavra de apoio e acreditando na capacidade de transformação do ser humano”, ressaltou um dos reeducandos.
O Nuar é responsável por conceder autorizações de entrada dos voluntários religiosos nas unidades prisionais, realizar o curso de capelania (requisito para conseguir autorização para ministrar dentro da unidade), casamento coletivo, ações sociais, Encontros com Deus e mediação, coordenação e fiscalização junto a Sejus para realização das atividades religiosas de todo o sistema prisional do Estado.
Rondônia
Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação
Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.”
CONQUISTAS
Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.
Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.
HISTÓRIA
Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.
No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Rondônia6 dias atrás
Pavimentação asfáltica em ruas próximas ao Hospital Regional de Guajará-Mirim é realizada pelo governo de RO
-
Rondônia6 dias atrás
Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Militar recupera três motos neste domingo em Ariquemes
-
Rondônia6 dias atrás
Ações para reduzir sinistros com motociclistas nas festas de fim de ano são promovidas pelo Detran-RO
-
Rondônia5 dias atrás
Feliz Ano Novo repleto de conquistas e paz para todos
-
Rondônia6 dias atrás
Projeto Estudante Auditor 2024 promove cidadania e transforma escolas da rede pública em Rondônia
-
Brasil3 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO trabalha na melhoria da sinalização de rodovias estaduais