TJ RO
Vara de Delitos de Trânsito de Ji-Paraná promove palestra de conscientização para acadêmicos
TJ RO
Mobilização faz parte da programação do Maio Amarelo
Em mais uma atividade em alusão ao movimento Maio Amarelo, a equipe da 3ª Vara Criminal e Delitos de Trânsito de Ji-Paraná ministrou palestra aos acadêmicos do curso de Direito da Estácio Unijipa para sensibilizar e conscientizar sociedade local para com o trânsito. A palestra ministrada teve como enfoque o excesso de velocidade, imprudência, negligência e compensação de culpas no âmbito dos delitos culposos no trânsito.
O evento foi assistido por acadêmicos de diversos semestres do curso de Direito, onde tiveram acesso à informação referente às velocidades regulamentares para cada via e a necessidade de seu respeito em virtude da segurança no trânsito.
Também foram abordados os delitos culposos na direção de veículo automotor, quando foram detalhadas as condutas que podem configurar imprudência ou negligência, suas distinções e possíveis consequências na área criminal.
O magistrado titular da Vara de Delitos de Trânsito, o juiz Oscar Francisco Alves Junior, levou ao conhecimento do público a importância de se envolver e comprometer com a temática do trânsito, esclarecendo a necessidade de se praticar um convívio mais harmônico e sustentável, ressaltando os alarmantes números de óbitos por acidente de trânsito que ocorrem anualmente no Brasil.
A equipe foi composta também pelo diretor de cartório Rafael Martinelli e pelo assessor de juiz Ariel Barros de Lisboa, que buscou demonstrar qual a ligação do trânsito com a esfera criminal e, principalmente, promover a prática de direção defensiva, conscientização e prevenção de acidentes de trânsito, um assunto urgente que atinge a todos os indivíduos, independentemente de classe social, faixa etária, etnia, religião ou afins.
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ RO
TJ RO
TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras
O Tribunal de Justiça de Rondônia designou novos presidentes para a 2ª Câmara Cível, 1ª Câmara Especial e 2ª Câmara Especial. Os novos dirigentes iniciaram suas gestões no dia 21 de dezembro de 2024, pelo período de um ano.
O ato do presidente Raduan Miguel Filho designou para a presidência da 2ª Câmara Cível o desembargador Paulo Kiyochi Mori. Já a 1ª Câmara Especial tem a continuação do desembargador Glodner Luiz Pauletto; e na 2ª Câmara Especial, foi designado o desembargador Roosevelt Queiroz Costa.
As demais unidades julgadoras da Corte Estadual continuam sem mudança nas presidências: na 1ª Câmara Criminal, quem preside é o desembargador Jorge Luiz dos Santos Leal; já na 2ª Câmara Criminal, o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz; e na 1ª Câmara Cível, o desembargador José Antônio Robles.
As Câmaras Cíveis Reunidas são presididas pelo o desembargador Kiyochi Mori; as Criminais Reunidas têm na sua presidência o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, e as Câmaras Especiais Reunidas são presididas pelo desembargador Roosevelt Queiroz Costa.
O que são as Câmaras no Judiciário?
As câmaras julgadoras do Tribunal de Justiça são grupos de desembargadores responsáveis por analisar e decidir casos em segunda instância, ou seja, em situações em que uma das partes não concorda com a decisão tomada por um juiz de primeira instância. Cada câmara é composta por três ou mais desembargadores (juízes de instâncias superiores) que reavaliam as decisões do juiz de primeiro grau, podendo mantê-las, alterá-las ou até anulá-las.
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ RO
-
Rondônia6 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Rondônia6 dias atrás
Ponte no Rio Melgaço é revitalizada e garante segurança para a população de Pimenta Bueno
-
TJ RO6 dias atrás
TJRO irá realizar Seminário sobre Justiça, sustentabilidade e agronegócio na Rondônia Rural Show, em 2025
-
Esporte6 dias atrás
Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo