Colunistas
A terçeira força
Colunistas
No Brasil, conforme avança o calendário eleitoral as coisas vão tomando rumo e ganhando definições.
Ao desistir da pretensão de sentar na cadeira de Temer, o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, acaba de entrar na história política brasileira como dos mais robustos candidatos à presidência da República sem jamais haver dito que era. Só em fazer movimentos de sondagens, seu nome foi catapultado às alturas nas pesquisas eleitorais, ameaçando velhas raposas como Geraldo Alkmim do PSDB paulista eassustando o radical direitista Jair Bolsonaro(PSL)além da sonsa Marina Silva(Rede), ameaçados de comer poeira logo no primeiro turno. Agora, todos respiram aliviados e, hipocritamente, lamentam a retirada do possível predador.
Em Rondônia, há quem afirme que a deputada Mariana Carvalho(PSDB) é sim, candidatíssima a ser a primeira governadora do estado pelo voto popular, já que, pela força da caneta, tivemos a ilustre paraibana Janilene Melo. Significa, se confirmados os boatos, que para Expedito Junior(PSDB) só restará o Senado. Ou os negócios.
Se a premissa for verdadeira, vem de encontro à tese deste escrevinhador de que do grupo de jovens políticos de Rondônia, poderá, de fato, vir a terceira candidatura com tutano no osso.
Falo do deputado federal Marcos Rogério(DEM), de Ji-Paraná; deputado estadual Leo Moraes(Podemos), de Porto Velho;da advogada Jaqueline Cassol(PP), de Rolim de Moura, e a própria Mariana Carvalho, que é da Capital.
Se estas lideranças jovens e seus partidos se reunirem em torno do nome de um deles, teremos aí, uma terceira força política com capacidade de enfrentar, e até vencer, os nomes e grupos melhores colocados no universo político rondoniense no momento.
Claro que esta tese é uma especulação do exercício de ciência política.Que pode virar fato. Os sinais apontam nesta direção.
Mas no momento, a pré-candidatura mais robusta é a do deputado Maurão de Carvalho. Tem o maior partido, maior participação nas verbas políticas, maior tempo de televisão e a experiência de cinco mandatos parlamentares e dois como presidenteda Assembleia Legislativa de Rondônia. Não é pouco.
Do outro lado, se prenunciando como provável segunda postulação mais forte, vem o atual governador Daniel Pereira, que ainda não se declarou candidato. Mas que tanto ele quanto os que o cercam e os que agora desembarcam no poder, não escondem por seus atos e atitudes, que ele é sim, candidatíssimo à reeleição. E isto, está assentado no pressuposto de que o senador Acir Gurgacz não poderá ser candidato por estar inelegível.
Se alguém tinha alguma dúvida da pretensão de Daniel, é só observar a volúpia com que está exercendo o poder: está montando um novo governo como se fosse um novo mandato e não somente sete meses para trabalhar. Ao contrário, indica que está contando com sete meses e + quatro anos.
Estão aí, portanto, as três maiores forças políticas que deverão preencher o cenário, além de mais algumas postulações coadjuvantes, em busca de marcar terreno para futuros embates.
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Esporte7 dias atrás
Fifa revela vencedores do Prêmio The Best em evento de gala no Catar