TCE/RO
Ação colaborativa do TCE e gestores faz Rondônia e 30 municípios alcançarem selo Ouro na Educação
TCE/RO
Um resultado histórico e inédito para a Educação rondoniense. Rondônia conquistou a categoria Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, um reconhecimento do Governo Federal aos esforços dos estados e municípios para assegurar o direito à alfabetização em todo o Brasil.
O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), na quinta-feira (5/12). A honraria certificou, ainda, 30 municípios rondonienses com o Selo Ouro.
Em sua primeira edição, o selo teve a participação de 4.578 municípios, representando mais de 82% das cidades brasileiras, além dos 26 estados e do Distrito Federal.
EVENTO DE PREMIAÇÃO
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é dividido em três categorias: ouro, prata e bronze.
A cerimônia de entrega acontecerá em Brasília (DF), na próxima quarta-feira (11 de dezembro).
A premiação valoriza, ainda mais, o trabalho realizado, em parceria e colaboração, pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e as Secretarias de Educação do Estado e dos Municípios.
O objetivo: garantir que as crianças rondonienses sejam alfabetizadas na idade certa, reduzindo as desigualdades educacionais e promovendo um futuro mais justo e promissor.
IMPORTÂNCIA DA EXECUÇÃO DO PAIC
O Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização reconhece o compartilhamento de boas práticas adotadas, na Educação, por Rondônia, a partir dos eixos de aprendizagem e infraestrutura física da rede de ensino municipal.
Em relação à alfabetização, são avaliadas políticas efetivas de avaliação dos estudantes, que têm o objetivo de que todas as crianças sejam alfabetizadas até o 2° ano do fundamental.
Nesse ponto, destaca-se o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), uma ação realizada pelo TCE-RO em articulação e colaboração com a gestão educacional.
Com o nível máximo de implementação do programa, o aluno beneficiado pelo PAIC possui, em média, um ano a mais de aprendizado em relação aos que não estão no programa.
Outra conquista relevante: análises feitas, a partir do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), indicam que as redes municipais aumentaram consideravelmente o percentual de alunos com o nível de aprendizado adequado em língua portuguesa.
“Os grandes responsáveis são os gestores educacionais e os professores. Isso porque são ações colaborativas, em várias frentes, que levam Rondônia a alcançar resultado tão expressivo em relação às políticas públicas da educação”, diz o conselheiro Paulo Curi Neto, responsável pela área educacional no TCE-RO.
EXPERIÊNCIA DO GAEPE-RO
Outro ponto destacado em relação à melhoria da educação em Rondônia foi a criação, pioneira, do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação de Rondônia (Gaepe-RO).
Instalado em abril de 2020, o Gaepe-RO é o primeiro organismo multi-institucional de nível estadual criado no país.
É coordenado pelo Instituto Articule com a cooperação do Instituto Rui Barbosa e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Tem a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia; Ministério Público de Contas; Ministério Público do Estado; Tribunal de Justiça; Defensoria Pública; Secretaria de Educação do Estado; diretório regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação; Conselho Estadual da Educação e o diretório regional da União dos Conselhos Municipais de Educação, entre outras instituições.
TCE/RO
MPC-RO integra diretoria da Ampcon para o biênio 2025-2026
O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) integrará a nova diretoria da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), no biênio 2025-2026.
A Procuradora Érika Patrícia Saldanha de Oliveira ocupará o cargo de diretora adjunta.
As eleições ocorreram, no último dia 12 de dezembro, com participação dos procuradores de todos os Ministérios Públicos de Contas (MPCs) do Brasil, em um processo democrático que definiu a nova composição da diretoria da Ampacon.
A Ampcon é responsável por congregar e representar os membros dos MPCs em nível nacional, promovendo o fortalecimento institucional, a troca de experiências e a defesa dos interesses do Ministério Público de Contas no sistema de controle externo.
MPC-RO NA ATUAL DIRETORIA
O MPC de Rondônia já participa da atual diretoria da Ampcon. O Procurador Adilson Moreira de Medeiros é diretor adjunto da gestão, encabeçada pelo presidente, Procurador João Augusto Bandeira de Mello (MPC-SE).
Os avanços alcançados no atual mandato foram destacados pelo Procurador Adilson Moreira, enaltecendo o trabalho realizado pela atual diretoria.
Por sua vez, o presidente João Augusto se colocou à disposição para colaborar no processo de transição e, em seu discurso de despedida, expressou gratidão e confiança no futuro da associação.
A participação tanto do Procurador Adilson, na atual, como da Procuradora Érika Saldanha, na futura diretoria da Ampacon, reforça o compromisso do MPC-RO com a consolidação do sistema de controle externo e a promoção de boas práticas no âmbito da administração pública.
Confira a composição da nova Diretoria:
Vice-Presidente: Rodrigo Medeiros de Lima (MPTCU)
1ª Tesoureira: Cristina Andrade Melo (MPC-MG)
2º Tesoureiro: Enio Andrade Pimenta (MPC-AL)
1º Diretor Executivo: Daniel de Carvalho Guimarães (MPC-MG)
2º Diretor Executivo: Gabriel Guy Léger (MPC-PR)
Diretora Adjunta: Germana Galvão Cavalcanti Laureano (MPC-PE)
Diretora Adjunta: Érika Patrícia Saldanha de Oliveira (MPC-RO)
Diretora Adjunta: Maisa de Castro Sousa (MPC-GO)
Diretora Adjunta: Rachel Barbalho Ribeiro Silva (MPC-AP)
Diretor Adjunto: Stanley Botti Fernandes (MPC-PA).
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Rondônia4 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Esporte6 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia4 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO6 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia5 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia5 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE