Pesquisar
Close this search box.

Agronegócio

AGRICULTURA: Secretário promove reuniões para expor projetos para a zona rural

Agronegócio

Representando o prefeito Hildon Chaves, o secretário Luiz Cláudio da Agricultura participou de várias reuniões no final de semana


Dando prosseguimento ao plano de divulgação e incentivo de novos projetos para o setor rural de Porto Velho, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Luiz Cláudio Pereira, representando o prefeito Hildon Chaves, esteve visitando, no sábado, o Ramal da Zuleide, no km 13 da linha C 01, onde a comunidade se organiza para formalizar uma Associação.

“É com muita alegria que estamos percebendo o retorno de muitas famílias que tinham deixado a zona rural fazendo o caminho de volta, voltando a produzir. Isso mostra que estamos fazendo a coisa certa ao implantar, com decisão e força, programas que motivem as famílias a produzir, viver com dignidade e qualidade de vida, na zona rural”, disse.

A comitiva foi recebida por dezenas de produtores rurais que aproveitaram para agradecer os novos programas de governo voltados para o fortalecimento da agricultura familiar e aumento da produtividade. No domingo, a equipe da Semagric atendeu convite de Mônica Alves, presidente da Associação de Produtores Rurais Novo Horizonte, e esteve novamente na linha C 01, quando ouviram as demandas e agradecimentos de produtores vindos da Linha Faveira, Itaúba, Castanheira, Ramal do Bravo, Beira Rio, Moça Bonita, Santo Expedito I, II e II, linhas Açai, Cupuaçu, Maracujá, Laranja, Melancia e Morango I, II e III, além do Travessão da Amizade e Travessão do Paulo.

Nos travessões e linhas citados são atendidos mais de 1.500 pequenos produtores, onde está sendo feito um trabalho especial de preservação das estradas vicinais e coletoras, além da implementação de projetos que alavanquem a economia familiar, como o de Desenvolvimento da Cultura da Mandioca, que está sendo divulgado para ser estendido em praticamente todo o entorno da capital.

Além do Secretário Luiz Cláudio da Agricultura, estiveram presentes também os vereadores Edwilson Negreiros, presidente da Câmara, Marcelo Reis e Zequinha Araújo e do adjunto da Semagric, José Evaldo e o diretor de Estradas, Júlio Villar.

“No final de semana tivemos reuniões bastante produtivas, reforçando o compromisso do prefeito Hildon Chaves em desenvolver programas de fortalecimento da agricultura familiar, aumento de produtividade e garantia de estradas transitáveis o ano inteiro”, disse o titular da .

Ele assegurou, no final da C 01, na associação presidida pelo agricultor Severino e na presença de aproximadamente 40 agricultores familiares, que vai continuar visitando as comunidades rurais e direcionando recursos para a transformação de Porto Velho num dos municípios de alto potencial agro produtivo, notadamente nos distritos, onde a Prefeitura, através da Semagric, mantém “patrulhas mecanizadas” em cada um deles, tornando mais ágil o atendimento ao produtor rural. “Nós agradecemos a receptividade dos nossos produtores e vamos atender todos os convites. É nossa obrigação verificar pessoalmente o que vem sendo feito e o que ainda precisa ser executado”, resumiu Luiz Cláudio da Agricultura.

Comdecom
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Publicados

em

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA