Pesquisar
Close this search box.

Colunistas

Artigo: Nota ao Secretário de Estado da Saúde; por Élcio Moreira

Colunistas


Élcio Moreira (Jornalista e Apresentador) Serei sempre responsável pelo que escrevo, nunca pelo que as pessoas possam vir a entender.

Excelentíssimo secretário de saúde do Estado de Rondônia, li atentamente sua nota com relação ao que dizem os especialistas sobre o covid/19, mais precisamente ao pico da doença, onde o senhor comenta dos 30 dias futuros, de dor e de perdas.

A situação como é exposta no texto, nos causa medo, nos causa realmente eu diria tristeza e dor, afinal não queremos perder nossas vidas, e nem tão pouco a de pessoas que nos são queridas, que amamos.

Os aconselhamentos colocados na nota, com certeza a maioria da população tem conhecimento, por exemplo: lavar as mãos, evitar aglomerações, usar máscaras, não está próximo as pessoas que tussam, espirrem; deixar sapatos, sandálias, na área externa da casa, e outros.

Concordo com seus aconselhamentos sim, mas de algumas atitudes como secretário ficaram a desejar.

Se Sua Excelência, com a autoridade, e o poder que lhe foi conferido para combater esta pandemia que ainda está em curso, tivesse agido mais energicamente, em especial durante o período eleitoral, onde todos tivemos a nítida impressão de que o problema do covid/19, parecia está altamente controlado, onde até mesmo em alguns municípios já não se dava tanta ênfase ao problema, onde candidatos e eleitores aglomeravam-se ao bel prazer, afinal a busca pelo voto, parecia até a corrida pela vacina, será que estaríamos precisando ler esta nota?

LEIA MAIS:

Fake ou Fato? Mensagem atribuída ao Secretário circula na redes sociais, indo de encontro com novo decreto do Governo de RO

E se tudo que aí está nesta nota, tivesse sido exposto veementemente no decorrer das eleições?

Não são palavras doces, não são palavras que fazem florir nossos sentimentos de tristeza e dor, que irão nos salvar do covid/19, precisamos de ações, precisamos do envolvimento enérgico de nossas autoridades, e de muita conscientização de nossa gente.

Não vencemos uma batalha, sem o profundo conhecimento de como o inimigo pode nos atacar, e esta responsabilidade de preparar o povo para o ataque do inimigo (covid/19) aqui no caso pertence ao poder público.

A economia pode sim caminhar junto com o covid/19, mas para tal precisamos de toda responsabilidade da classe patronal, que por sua vez precisa cumprir rigorosamente o que é determinados pelas nossas autoridades da área de saúde, devendo a mesma está preparada para a devida fiscalização, quando necessário se fizer.

Portanto vamos a luta; e enquanto isto, sua excelência oriente ao povo tudo que realmente é necessário ser feito para nos distanciarmos desta pandemia, pois como responsável maior, deve saber o caminho, as medidas a serem tomadas, não se omitindo em hipótese nenhuma de aplicá-las quando necessárias; isto doa em quem doer, afinal estamos tratando de vidas, que interessam a todos nós.

Mensagem do Secretário Estado Saúde.
CHEGAMOS AO PICO

Irmãos, amigos, familiares, enfim – todos. Pelo que os especialistas afirmam, a partir de amanhã teremos, no mínimo 30 dias difíceis, de muita dor, de muitas perdas e só temos um remédio para tentar diminuir tudo isso – realizando de forma séria e muito cuidadosa o isolamento social. Portanto, conversem com os amigos e familiares, não faça visitas… Não coloquem a vida de parentes e amigos em riscos.

O contágio é gigantesco e pode vir no ar.. Tosse… Espirro… Solas de sapatos…. Sacolas de supermercados… Embalagens etc. Vamos juntos vencer esse vírus. Tudo isso vai passar, mas precisamos fazer que passe sem tantas perdas e sofrimento. Vamos fazer uma grande campanha a partir de agora.

Compartilhe e envie essa mensagem para todos os seus amigos e familiares. Vamos ter nos próximos dias a maior taxa de isolamento social do Brasil. Juntos somos mais fortes… Não esqueça. Envie agora mesmo esta mensagem em todas as redes sociais… Cuidem da higiene pessoal… Lavem as mãos sempre e evitem tocar no rosto. Fé em Deus! Esperamos que depois disso, que tudo passar, possamos voltar melhores… Muita coisa precisa mudar dentro de nós e no mundo!

Mensagem do Secretário Estado Saúde:
CHEGAMOS AO PICO

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Colunistas

Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde

Publicados

em

Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos

O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.

 

Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).

 

Como prevenir

Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.

Dra. Allana Tobita

“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.

 

Comida que faz bem

A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.

“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.

 

Cuidado com a mente e o sono

 

Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.

 

“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.

Sobre as meias de compressão

As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.

 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA