Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Assembleia realiza reunião para discutir convocação de remanescentes do concurso de 2014 da PM

Polícia

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB), e os deputados Hermínio Coelho (PDT) e Léo Moraes (PTB) reuniram-se com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Ênedy Dias, o delegado Júlio Galbi, representando a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); e remanescentes do concurso realizado em 2014 para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, para discutir a possibilidade de convocação dos cerca de 500 aprovados.

Durante o encontro, os parlamentares ressaltaram que têm corrido atrás de novas informações e possíveis soluções para a questão, considerando a necessidade de um maior efetivo na corporação. Porém, o governo do Estado diz não ter capacidade orçamentária para a convocação para a academia.

“O compromisso anterior do Governo era de chamar aproximadamente 300, agora no mês de fevereiro e os demais chamados em junho. Mas, alegando impossibilidade orçamentária, essa convocação ainda não foi feita e temos que seguir buscando uma saída para o impasse, pois a população precisa da polícia nas ruas”, destacou.

Atualmente, a PM de Rondônia tem cerca de 5 mil policiais na ativa. Número insuficiente para atender plenamente o Estado, segundo o próprio comandante geral. “Da fase inicial de inscrição até o policial militar estar na rua atuando, demoram em média dois anos. É um processo demorado e a recomposição da tropa é uma das nossas maiores necessidades hoje, ainda mais com as aposentadorias que estão ocorrendo”, completou Ênedy.

O comandante informou que nas regiões de Ariquemes e Jaru, que registravam índices crescentes de crimes, após o envio de mais efetivo, o registro de ocorrências diminuiu.

“Nós temos cobrado e estamos do lado de vocês para que se possa resolver isso logo, pois temos de fazer justiça aos concursados e também à população rondoniense, que sofre com a falta de efetivo nas ruas”, afirmou Hermínio.

Os deputados já sinalizaram com a possibilidade de destinarem parte do orçamento próprio da Assembleia, para custear as despesas com a academia dos futuros convocados.

“A academia duraria até o final do ano e somente em 2019 e que esses policiais estariam atuando nas ruas. O custeio desse período na academia será apoiado pela Assembleia e isso é passo importante nessa situação”, acrescentou Maurão.

Uma nova reunião será realizada na quarta-feira (28), as 11h30min para discutir a questão, da qual deverão participar os secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, e da Sesdec, Lioberto Caetano.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA

Publicados

em

A 10ª edição da Operação Força Total, idealizada pelo Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM), segue sendo executada nos dias 19 e 20 de dezembro, com foco na prevenção qualificada contra o crime. A operação utiliza abordagens estratégicas, barreiras de trânsito e policiamento ostensivo para garantir maior segurança à população.

Na tarde de quinta-feira, 19, uma barreira policial montada na Rodovia Estadual RO-135 próximo ao distrito de Nova Londrina, resultou na prisão de um suspeito de roubo e na apreensão de armas e objetos roubados. Durante o comando de abordagem, os policiais perceberam a aproximação de um veículo Fiat Argo, cujo motorista realizou uma frenagem brusca ao receber a ordem de parada.

O comportamento chamou a atenção dos militares, e logo em seguida, três indivíduos armados desembarcaram do veículo e fugiram em direção a uma área de mata. O motorista também tentou fugir, mas foi rapidamente contido pela equipe policial. Durante inspeção no interior do veículo foi encontrado um revólver calibre 38 e uma carabina calibre 24.

Após a abordagem, os militares foram informados que o condutor do veículo estava envolvido em um roubo ocorrido minutos antes em uma propriedade rural na região. As vítimas relataram ter sido torturadas pelos criminosos, que exigiam informações sobre dinheiro na residência. Itens como roupas, kits de higiene pessoal e outros pertences, encontrados no veículo, foram reconhecidos pelas vítimas como sendo de sua propriedade.

A ação contou com o apoio de equipes da PETRAN, Força Tática, Canil, PATAMO, BOPE e policiais civis, que cercaram a área de mata em busca dos três fugitivos. Apesar dos esforços, os indivíduos ainda não foram localizados.

Com base no reconhecimento das vítimas e nas evidências coletadas, o motorista foi preso em flagrante pelo crime de roubo. A Polícia Militar continua intensificando o patrulhamento na região para localizar os demais suspeitos e reforçar a segurança da população.

Denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelos canais oficiais da corporação.

Texto: Seção de Comunicação Social – P5 do 2º BPM | 2º sargento PM Soares

Fonte e fotos: Boletim de Ocorrência Policial

Fonte: PM RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA