CORTE DE FRAUDES
Benefício em risco? Saiba tudo sobre pente-fino do INSS, perícia médica e convocação
Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai intensificar o pente-fino nos benefícios a partir do próximo mês, como parte de um programa permanente de monitoramento, revisão e apuração de pedidos irregulares. A medida, proposta pelo governo Lula (PT), visa economizar bilhões em despesas obrigatórias e alcançar a meta orçamentária. A expectativa é que o governo federal economize R$ 9,05 bilhões no pagamento de benefícios previdenciários neste ano.
A revisão focará em benefícios por incapacidade temporária, com mais de dois anos de concessão, e benefícios assistenciais (BPC idoso e BPC da pessoa com deficiência). “Todas essas revisões passarão, primeiro, por uma verificação de dados. As que tiverem indícios de irregularidade serão convocadas ao INSS”, afirma o instituto em nota. Até maio deste ano, o INSS revisou 57,7 mil benefícios, cessando 37.325 e suspendendo 20.375, resultando na contenção de R$ 750,85 milhões em pagamentos indevidos.
COMO FUNCIONARÁ?
Beneficiários que precisarem prorrogar o auxílio-doença já estão sendo direcionados à perícia médica presencial ao ligarem na Central 135. É necessário apresentar documentação médica atualizada que justifique o afastamento do trabalho. Após cruzamentos de dados, se houver inconsistências, os beneficiários do BPC deverão comprovar que se enquadram nos critérios do benefício, que oferece um salário mínimo por mês a idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que atendidos critérios de renda familiar.
BENEFICIÁRIO SERÁ NOTIFICADO
Para saber se o benefício será revisado, o beneficiário será notificado e deverá apresentar documentos que comprovem a necessidade do pagamento em até 30 dias. A perícia médica pode ser agendada pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou pela Central de Atendimento 135. Notificações podem ocorrer por rede bancária, meio eletrônico, via postal, pessoalmente ou por edital, se o beneficiário não for localizado. Em caso de dúvidas, os segurados podem ligar para o 135.
PERÍCIA MÉDICA
Se convocado, é preciso agendar uma perícia médica pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O perito avaliará se a doença apresentada é incapacitante para o trabalho. Documentos oficiais de identificação e laudos médicos atualizados devem ser apresentados. Se o beneficiário discordar do resultado, pode entrar com recurso em até 30 dias. A decisão será analisada pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), órgão independente do INSS.
Brasil
STF retoma julgamento sobre responsabilidade de redes por conteúdos
Ministro Dias Toffoli conclui leitura de seu voto
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (4) o julgamento dos processos que tratam da responsabilidade das empresas que operam as redes sociais sobre o conteúdo ilegal postado pelos usuários das plataformas.
O julgamento começou na semana passada e ainda não há placar de votação formado. Somente o ministro Dias Toffoli, relator de um dos processos, iniciou a leitura de seu voto, que deve ser finalizado na sessão de hoje. Mais dez ministros vão votar sobre a questão.
A Corte discute a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), norma que estabeleceu os direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.
De acordo com o artigo 19, “com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura”, as plataformas só podem ser responsabilizadas pelas postagens ilegais feitas por seus usuários se, após ordem judicial, não tomarem providências para retirar o conteúdo.
Na semana passada, representantes das redes sociais defenderam a manutenção da reponsabilidade somente após o descumprimento de decisão judicial, como ocorre atualmente. As redes socais sustentaram que já realizam a retirada de conteúdos ilegais de forma extrajudicial, que o eventual monitoramento prévio configuraria censura.
Por outro lado, os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli já sinalizaram que devem se manifestar a favor de balizas para obrigar as redes sociais a retirarem conteúdos ilegais de forma mais rápida.
Para Moraes, os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 demonstraram a “falência” do sistema de autorregulação das redes sociais .
Dias Toffoli afirmou que o Marco Civil da Internet deu imunidade para as plataformas digitais.
Entenda
O plenário do STF julga quatro processos que discutem a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet.
Na ação relatada pelo ministro Dias Toffoli, o tribunal julga a validade da regra que exige ordem judicial prévia para responsabilização dos provedores por atos ilícitos. O caso trata de um recurso do Facebook para derrubar decisão judicial que condenou a plataforma por danos morais pela criação de um perfil falso de um usuário.
No processo relatado pelo ministro Luiz Fux, o STF discute se uma empresa que hospeda um site na internet deve fiscalizar conteúdos ofensivos e retirá-los do ar sem intervenção judicial. O recurso foi protocolado pelo Google.
A ação relatada por Edson Fachin discute a legalidade do bloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp por decisões judiciais e chegou à Corte por meio de um processo movido por partidos políticos.
A quarta ação analisada trata da suspensão do funcionamento de aplicativos diante do descumprimento de decisões judiciais que determinam a quebra do sigilo em investigações criminais.
-
Polícia4 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO EM ROLIM DE MOURA E PARECIS
-
Rondônia5 dias atrás
Obras de capa asfáltica estão em andamento na RO-473 entre Teixeirópolis e Urupá
-
Esporte5 dias atrás
Paulinho curte show em SP enquanto negociação com Palmeiras avança
-
Rondônia5 dias atrás
Ação para conscientização de condutores sobre mistura de álcool e direção é realizada pelo Detran-RO, em Porto Velho
-
TJ RO5 dias atrás
TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras
-
Rondônia5 dias atrás
Obras de manutenção predial em unidades de segurança do estado são entregues pelo governo de RO
-
Rondônia2 dias atrás
Rodovia-135 recebe 30 quilômetros de recuperação de asfalto em Nova Londrina, Região Central do estado
-
Esporte5 dias atrás
Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu