Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Campanha apresenta função da Força Penal Nacional em mobilização social realizada em Porto Velho

Rondônia

Palestras destacaram a importância da Força Penal Nacional na segurança pública

Através da temática “Preservação e garantia dos direitos”, foi realizado entre os dias 7 e 12 de outubro, em Porto Velho, uma programação sobre a função da Força Penal Nacional (FPN). As ações contaram com diferentes atividades com o objetivo de mobilizar a sociedade civil sobre a importância da Polícia Penal no âmbito nacional e estadual.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), com apoio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), realizou as atividades que incluíram palestras, visitas às escolas infantis, corrida operacional, exposição pública de materiais e insumos, doação de sangue e distribuição de garrafas. As ações foram executadas por uma equipe composta por 30 policiais penais da FPN de todo o Brasil.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações permitiram aproximar a sociedade do Sistema Penal, apresentando de forma educativa como funcionam os processos penais, a importância do pleno funcionamento do sistema para a população, e também sua missão, visão e valores.

O policial penal do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape), Caio Custódio, comentou sobre as atividades realizadas: “É extremamente importante e válido o evento, para a questão da visualização da Polícia Penal na parte social, e o trabalho que estamos realizando  em conjunto com a força penal de vários estados.”

SOBRE A CAMPANHA

Exposição pública de materiais e insumos da Polícia Penal reforçam o compromisso com a sociedade

A programação iniciou com uma palestra educativa com mobilizadores no dia (7), na qual foram abordados os principais conceitos da Força Penal Nacional e seu papel na promoção da cidadania.

No dia seguinte, as atividades se estenderam com visitas em escolas públicas, onde crianças e adolescentes participaram de um bate-papo e palestra sobre a importância da educação na formação do indivíduo.

SOLIDARIEDADE

A campanha também contou com uma ação de doação de sangue, por meio dos policiais penais, realizada na sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron).

No dia 10, foi realizado uma doação de brinquedos no Hospital Infantil Cosme e Damião, para as crianças internadas na unidade. O diretor adjunto do Hospital, João Selhorst, destacou a importância da iniciativa, “esse período do ano é um dos mais aguardados na unidade e um momento que traz muita alegria para as crianças. Para que isso aconteça precisamos dessas parcerias e iniciativas tão importantes.” Uma corrida operacional foi realizada na tarde do mesmo dia, no Espaço Alternativo de Porto Velho, mobilizando a comunidade em prol da saúde e do bem-estar.

RESULTADOS E BENEFÍCIOS

A programação encerrou no dia 11, com uma exposição de materiais de segurança da FPN. O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou os benefícios gerados com as ações da Senappen salientando que, as ações desenvolvidas durante a semana conseguiram alcançar diversas pessoas, que certamente, compreenderam as atividades realizadas pela Policia Penal.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Governo de RO inaugura Centro Integrado de Operações em Ji-Paraná

Publicados

em

Centro Integrado de Operações II (Ciop-II) está localizado nas instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ji-Paraná

O governo de Rondônia entregou, oficialmente, o Centro Integrado de Operações II (Ciop-II), localizado nas instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ji-Paraná. A cerimônia aconteceu na sexta-feira (20). A iniciativa, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tem como objetivo centralizar os atendimentos de emergência e urgência realizados pelos números 190 e 193, otimizando os serviços de segurança pública em diversos municípios da região Central e Cone Sul do estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a nova unidade é mais um avanço no fortalecimento da segurança pública no estado. “Estamos investindo em tecnologia, capacitação de pessoal e integração das forças de segurança, a fim de proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente às comunidades”, salientou.

ESTRUTURA E OPERAÇÃO

O Ciop-II conta com modernas instalações, que incluem uma sala de coordenação, datacenter, uma central de atendimento com capacidade para quatro atendentes por turno e um supervisor, além de uma sala destinada ao videomonitoramento e despacho integrado de equipes da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e Corpo de Bombeiros  Militar de Rondônia (CBMRO). Os atendimentos compreendem o uso de sistemas tecnológicos como o Sistema Interact  e o Sistema Integrado de Segurança (Siseg), ferramentas essenciais para coordenar as ações de emergência na região.

IMPACTOS 

Sala destinada ao videomonitoramento no CIOP II

Desde o início das operações, em setembro, o Centro Integrado de Operações-II já registrou números expressivos. Entre 2 de setembro e 16 de dezembro foram atendidas 12.988 ligações, criados 3.299 protocolos no Siseg, e realizadas 2.951 ações de despacho de equipes. Além disso, as forças de segurança apreenderam 15 armas de fogo e recapturaram 30 foragidos.

O secretário de Segurança, Felipe Bernardo Vital, ressaltou os benefícios do novo Ciop para as forças de segurança e sociedade. “Com o Ciop-II, estamos avançando na modernização e integração das nossas operações. Esse Centro é mais do que uma estrutura física, é um símbolo do comprometimento do governo com a segurança pública e a eficiência do atendimento à população.”

INVESTIMENTOS E RESULTADOS

O projeto do Centro Integrado de Operações-II recebeu um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, que abrangeu reformas, aquisição de equipamentos tecnológicos, como telas côncavas e sistemas de videomonitoramento, e a contratação de novos prestadores de serviço voluntário. Os esforços buscam replicar o modelo de sucesso já implementado no Ciop de Porto Velho, promovendo um atendimento mais humano e ágil.

Com a inauguração do CIOP-II, Ji-Paraná e municípios vizinhos passam a contar com uma estrutura de segurança pública robusta e eficiente, fortalecendo a ordem pública e a defesa social na região.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA