Pesquisar
Close this search box.

Agronegócio

Com mudança no calendário, AC e RO deixarão de vacinar contra aftosa só em 2020

Agronegócio

Houve o consenso de que o Bloco I (formado por Acre e Rondônia) ainda não teria condições de garantir ao produtor rural e ao governo a retirada da vacinação

“O rebanho bovino e bubalino do Acre e de Rondônia deverá deixar de ser vacinado contra a febre aftosa a partir do primeiro semestre de 2020, disse ao Broadcast Agro (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) o assessor técnico da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ricardo Nissen”. O trecho é do Estadão.

De acordo com informações do veículo, inicialmente, isso deixaria de acontecer já no segundo semestre deste ano, com a última aplicação da vacina em maio próximo, mas, após mudanças do calendário proposto pelo Ministério da Agricultura para a gradativa retirada da vacinação até a interrupção total em todo o País, em novembro ainda haverá vacinação dos animais dos dois Estados.

“A decisão de mudar o calendário do Plano Estratégico para Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa) foi uma medida preventiva definida em rodadas de reuniões que ocorreram na terça, 26, e quarta-feira, 27, em Porto Velho (RO)”, diz um trecho da publicação.

Durante o encontro, houve o consenso de que o Bloco I (formado por Acre e Rondônia) ainda não teria condições de garantir ao produtor rural e ao governo a retirada da vacinação. Neste ano, Acre e Amazonas vacinarão o rebanho completo em novembro, enquanto Rondônia e Mato Grosso irão vacinar apenas os animais com idade até 24 meses, salvo o Pantanal, que possui calendário especial. No primeiro semestre de 2020, Acre e Rondônia deixam de vacinar e, no segundo semestre do ano que vem, Amazonas, Amapá, Pará e Roraima (Bloco II) retiram a vacinação.

O plano de erradicação dividiu os Estados brasileiros em cinco blocos e vai até o primeiro semestre de 2023.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Agronegócio

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Publicados

em

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA