TJ RO

Conscientização contra a violência doméstica: Paz em Casa mobilizou faculdades em Rolim de Moura

TJ RO

WhatsApp Image 2024 03 12 at 08.05.44

Na última semana, a comarca de Rolim de Moura desenvolveu ações da Semana da Paz em Casa, uma mobilização de todo o Judiciário Brasileiros para enfrentar a violência doméstica, seja por meio de julgamentos, seja por atividades de conscientização voltadas à sociedade.  Os profissionais do Núcleo Psicossocial da comarca programaram atividades em faculdades do município. No dia  6 de março, a Faculdade de Rolim de Moura (Farol) recebeu palestra sobre os aspectos que envolvem violência doméstica, possibilitando uma abordagem preventiva entre os estudantes. 

Mesa redonda

Na sexta-feira, dia 8 de março, as atividades foram na Faculdade Estácio de Rolim de Moura, com uma mesa redonda “A violência contra a mulher e as ferramentas para romper o silêncio”, na qual foram exploradas diversas iniciativas destinadas à proteção das vítimas de violência doméstica.  “A presença e o engajamento dessas mulheres demonstram o compromisso da comunidade em buscar soluções eficazes para um problema tão grave e urgente como a violência doméstica”, disse a juíza Cláudia Maciel, titular da vara criminal e Execução de Penas.

Também foi abordado o papel do aplicativo Medida Protetiva de Urgência, do Tribunal de Justiça nesse contexto. Disponível tanto no site quanto em dispositivos móveis, o aplicativo representa um avanço significativo na busca por recursos que visam garantir a segurança e proteção das vítimas. Essas discussões enfatizaram a necessidade contínua de ações e recursos para combater e prevenir a violência contra as mulheres.

Nos eventos da Paz em Casa em Rolim de Moura, diversas personalidades estiveram presentes para contribuir com o debate e ações voltadas para o combate à violência doméstica e familiar. Entre elas, destacam-se ainda  Flávia Rabelo, presidente da comissão da mulher advogada da OAB – subseção local, Patricia Regina Brandelero, diretora da vara criminal de Rolim de Moura e Juliana Aparecida Párcio, advogada e professora na faculdade Estácio, que atuou como mediadora do evento. A promotora de Justiça, Maira Coura Campanha, destacou a importância da Ouvidoria da Mulher, do Ministério Público. 

Assessoria de Comunicação Institucional

JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Rondônia designou novos presidentes para a 2ª Câmara Cível, 1ª Câmara Especial e 2ª Câmara Especial. Os novos dirigentes iniciaram suas gestões no dia 21 de dezembro de 2024, pelo período de um ano.

O ato do presidente Raduan Miguel Filho designou para a presidência da 2ª Câmara Cível o desembargador Paulo Kiyochi Mori. Já a 1ª Câmara Especial tem a continuação do desembargador Glodner Luiz Pauletto; e na 2ª Câmara Especial, foi designado o desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

As demais unidades julgadoras da Corte Estadual continuam sem mudança nas presidências: na 1ª Câmara Criminal, quem preside é o desembargador Jorge Luiz dos Santos Leal; já na 2ª Câmara Criminal, o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz; e na 1ª Câmara Cível, o desembargador José Antônio Robles.

As Câmaras Cíveis Reunidas são presididas pelo o desembargador Kiyochi Mori; as Criminais Reunidas têm na sua presidência o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, e as Câmaras Especiais Reunidas são presididas pelo desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

O que são as Câmaras no Judiciário?

As câmaras julgadoras do Tribunal de Justiça são grupos de desembargadores responsáveis por analisar e decidir casos em segunda instância, ou seja, em situações em que uma das partes não concorda com a decisão tomada por um juiz de primeira instância. Cada câmara é composta por três ou mais desembargadores (juízes de instâncias superiores) que reavaliam as decisões do juiz de primeiro grau, podendo mantê-las, alterá-las ou até anulá-las.

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA