Pesquisar
Close this search box.

TJ RO

Corregedoria do TJRO finaliza 2024 com mais de 50 correições nos cartórios extrajudiciais de Rondônia

TJ RO

No biênio (2024/2025), todas as serventias extrajudiciais passarão pela correição da CGJ. Atualmente, existem 111 cartórios em funcionamento, distribuídos por todos os municípios e seis distritos de Rondônia.

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), concluiu em 2024 mais um cronograma de correições nas serventias extrajudiciais (cartórios) do Estado. No total, 56 correições ordinárias foram realizadas. As ações conferem de forma constante a qualidade dos serviços prestados à população, as práticas e rotinas cartorárias.

Segundo o Departamento Extrajudicial (Depex), área da CGJ responsável pela fiscalização dos cartórios, as correições, realizadas de forma virtual e presencial, se consolidaram como um marco inovador na inspeção das atividades notariais e registrais. Esse formato promoveu maior integração entre os juízes e juízas corregedores(as) permanentes das comarcas, seus assessores e a equipe técnica da Corregedoria, garantindo um acompanhamento direto e ainda mais efetivo durante o processo de correição. Essa abordagem integrada também permitiu a criação de diretrizes uniformes e o fortalecimento da colaboração entre as equipes locais e a CGJ.

Dados

Colagem de nove fotos coloridas mostram servidores do TJRO em cartórios

De janeiro a dezembro de 2024, foram realizadas 56 correições ordinárias, abrangendo 12 comarcas do estado. Durante as fiscalizações, todos os pontos passíveis de ajuste e correção são acompanhados pela equipe, garantindo que o serviço prestado esteja em conformidade com as normativas e visando a excelência no atendimento aos rondonienses. 

A correição avalia desde as instalações prediais, atendimento aos usuários, até a área contábil e financeira, além da regularidade e legalidade dos atos notariais e de registro.

Dentro do biênio (2024/2025), todas as serventias extrajudiciais passarão pela correição da CGJ em conjunto com os juízos corregedores permanentes de cada comarca, cumprindo o disposto no Regimento Interno do TJRO.

As ações de 2024 reforçam o compromisso do Tribunal de Justiça em garantir serviços extrajudiciais de qualidade para a sociedade. A fiscalização contínua feita pela Corregedoria, aliada ao uso de tecnologias, segue como a base para manter a regularidade e a excelência do setor.

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO

Publicados

em

54215181103 3a0642ff0f c 1

Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense. 

A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou. 

 destaque medalhaTJAM 2024 1

Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sobre a medalha

A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.

Assista a solenidade

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA