Pesquisar
Close this search box.

Agronegócio

Diretores da APA comemoram manutenção do Zoneamento para áreas produtivas de RO

Agronegócio

 

Diretores da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA) estiveram reunidos com a equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para tratar das possíveis mudanças no Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Rondônia (ZSEE-RO) para áreas produtivas da região do Vale do Jamari.

Também participaram da reunião, representantes da empresa responsável pelas audiências públicas que estão sendo realizadas no estado para a aproximação do ZSEE-RO, além de dos pecuaristas Antônio Custódio e Geraldo Aurélio da APRO, do deputado estadual Alex Redano e do Adélio Barofaldi representando a Fundagro.

Na reunião o presidente da APA Dorival Gaspar e o secretário João Junior receberam a informação de que o ZSEE-RO das áreas produtivas da região do Vale do Jamari não será alterado, permanecendo 80% para o cultivo de lavouras e a pecuária e os demais 20% para áreas de reserva ambiental, regras que já estão previstas no Código Florestal.

Para Dorival Gaspar, esse compromisso do Governo do Estado é importante, pois a redução de áreas agricultáveis poderia comprometer a sustentabilidade do agronegócio em Rondônia. “Vamos continuar acompanhando a discussão do Zoneamento, para que possamos garantir que os produtores rurais tenham condições favoráveis para a pratica de suas atividades”, lembra o presidente da APA.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Agronegócio

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Publicados

em

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA