Rondônia

Em Espigão do Oeste, mais de 100 cirurgias serão realizadas na 9ª edição do projeto “Opera Rondônia”

Rondônia


Edição do projeto “Opera Rondônia” acontece em Espigão d’ Oeste

O Governo de Rondônia realiza a 9ª edição do projeto “Opera Rondônia” no município de Espigão do Oeste. Para concretização das ações o Poder Executivo realizou o repasse R$ 195.505,63 para efetuar 108 cirurgias na região, visando zerar a fila de espera por procedimentos. O evento de abertura será neste sábado, 12, na Câmara Municipal, localizada na rua Vale Formoso, nº 1896, bairro Vista Alegre, a partir das 10h30.

As cirurgias que serão realizadas: Colecistectomia; Hernioplastia epigástrica; Hernioplastia Incisional; Hernioplastia Inguinal (bilateral); Hernioplastia/Crural (unilateral); Hernioplastia Umbilical; Histerectomia total; Exerese de cisto sacro-coccígeo;

As cirurgias eletivas irão acontecer no Hospital Municipal Angelina Georgetti de forma rápida conforme a capacidade operacional da unidade de saúde, não deixando de priorizar o atendimento de urgência e emergência, como também os casos de covid-19.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, destaca sobre o projeto. “O Governo do Estado quer resolver a problemática das cirurgias eletivas. Com a pandemia, estes procedimentos tiveram que ser interrompidos, porém, agora, estamos trabalhando de forma intensa, atendendo aos municípios de Rondônia e destinando recursos necessários para alcançar os pacientes que necessitam”, diz Máximo.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Publicados

em

Em Rondônia o teste do pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).

Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico. 

TESTE DO PEZINHO

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.

DOENÇAS DETECTADAS

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.

No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

  • Fenilcetonúria (PKU)
  • Hipotireoidismo congênito
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
  • Fibrose cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Deficiência de biotinidase
  • Toxoplasmose congênita
  • Aminoacidopatias 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA