Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Em oito meses, Rondônia ultrapassou a marca de 18,5 mil novos negócios abertos em 2024

Rondônia

De 2019 até julho de 2024, foram abertas 134.872 novas empresas no estado, gerando empregos e rendas

Com condições favoráveis criadas pelo governo de Rondônia para os negócios prosperarem, o estado alcançou a marca de 18.580  empresas abertas de janeiro a agosto de 2024, conforme balanço da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer). Já são 4.626 negócios a mais, desde o fechamento do balanço do primeiro semestre deste ano. O crescimento é de 2,28% em relação aos oito primeiros meses do ano passado. Uma velocidade de crescimento econômico que impressiona, e reflete na melhoria da qualidade de vida da população. De 2019 até agosto de 2024, foram abertas 136.872 novas empresas no estado, gerando empregos e renda.

Ao mesmo tempo que os negócios prosperam no estado, melhora a empregabilidade. Em 2023, o estado conquistou a menor taxa anual de desemprego, sendo reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como o que teve o melhor desempenho em manter a força de trabalho ocupada durante todo o período.

DESENVOLVIMENTO

O governo do estado vem fortalecendo as ações para manter o cenário de pleno desenvolvimento em 2024. Entre as estratégias adotadas pelo governo está a expansão gratuita da capacitação da população, apoio com liberação de microcrédito aos pequenos negócios; benefícios fiscais; investimento em dar visibilidade aos produtos e serviços rondonienses no mercado nacional e internacional; e a simplificação e agilidade na abertura de empresas.

O governador do estado, Marcos Rocha, salientou que Rondônia está se transformando em um polo de desenvolvimento econômico em evidência no Brasil. ‘‘O governo vem dando condições para que empresas cresçam no estado, investindo na melhoria dos serviços prestados e em fortalecer o apoio aos negócios, e este momento de pleno desenvolvimento conquistado por Rondônia é resultado de políticas públicas sérias, e também da dedicação por parte da população em aproveitar as oportunidades.’’

SIMPLIFICAÇÃO E AGILIDADE

Os interessados em abrir empresa em Rondônia são acolhidos por um serviço simplificado, moderno e ágil, desenvolvido no âmbito da Junta Comercial. O presidente da Jucer, José Alberto Anísio, destacou que, o tempo médio para registro de uma empresa é de 3h6min, um recorde de agilidade no estado, ressaltando, ainda que, o passo a passo funciona 100% na modalidade digital por meio do sistema estadual ‘‘Empresa Fácil RO’’, que pode ser acessado no link  https://www.empresafacil.ro.gov.br/.

O vice-presidente da Jucer, Éder Neves Falcão, acrescentou que pelo ‘‘Empresa Fácil RO’’, há a integração dos órgãos envolvidos na abertura de empresas, e desta forma, mesmo que o registro do negócio envolva diferentes secretarias e órgãos de esferas distintas é possível resolver tudo por essa única plataforma.

Abertura de novas empresas em Rondônia – 2024

  • Janeiro – 2.374
  • Fevereiro – 2.424
  • Março – 2.320
  • Abril – 2.434
  • Maio – 2.202
  • Junho – 2.200
  • Julho – 2.420
  • Agosto –2.206

Fonte: Jucer/RO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Governo de RO inaugura Centro Integrado de Operações em Ji-Paraná

Publicados

em

Centro Integrado de Operações II (Ciop-II) está localizado nas instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ji-Paraná

O governo de Rondônia entregou, oficialmente, o Centro Integrado de Operações II (Ciop-II), localizado nas instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ji-Paraná. A cerimônia aconteceu na sexta-feira (20). A iniciativa, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tem como objetivo centralizar os atendimentos de emergência e urgência realizados pelos números 190 e 193, otimizando os serviços de segurança pública em diversos municípios da região Central e Cone Sul do estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a nova unidade é mais um avanço no fortalecimento da segurança pública no estado. “Estamos investindo em tecnologia, capacitação de pessoal e integração das forças de segurança, a fim de proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente às comunidades”, salientou.

ESTRUTURA E OPERAÇÃO

O Ciop-II conta com modernas instalações, que incluem uma sala de coordenação, datacenter, uma central de atendimento com capacidade para quatro atendentes por turno e um supervisor, além de uma sala destinada ao videomonitoramento e despacho integrado de equipes da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e Corpo de Bombeiros  Militar de Rondônia (CBMRO). Os atendimentos compreendem o uso de sistemas tecnológicos como o Sistema Interact  e o Sistema Integrado de Segurança (Siseg), ferramentas essenciais para coordenar as ações de emergência na região.

IMPACTOS 

Sala destinada ao videomonitoramento no CIOP II

Desde o início das operações, em setembro, o Centro Integrado de Operações-II já registrou números expressivos. Entre 2 de setembro e 16 de dezembro foram atendidas 12.988 ligações, criados 3.299 protocolos no Siseg, e realizadas 2.951 ações de despacho de equipes. Além disso, as forças de segurança apreenderam 15 armas de fogo e recapturaram 30 foragidos.

O secretário de Segurança, Felipe Bernardo Vital, ressaltou os benefícios do novo Ciop para as forças de segurança e sociedade. “Com o Ciop-II, estamos avançando na modernização e integração das nossas operações. Esse Centro é mais do que uma estrutura física, é um símbolo do comprometimento do governo com a segurança pública e a eficiência do atendimento à população.”

INVESTIMENTOS E RESULTADOS

O projeto do Centro Integrado de Operações-II recebeu um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, que abrangeu reformas, aquisição de equipamentos tecnológicos, como telas côncavas e sistemas de videomonitoramento, e a contratação de novos prestadores de serviço voluntário. Os esforços buscam replicar o modelo de sucesso já implementado no Ciop de Porto Velho, promovendo um atendimento mais humano e ágil.

Com a inauguração do CIOP-II, Ji-Paraná e municípios vizinhos passam a contar com uma estrutura de segurança pública robusta e eficiente, fortalecendo a ordem pública e a defesa social na região.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA