Brasil
Energisa é reconhecida como a segunda melhor empresa para se trabalhar da região Norte
Brasil
A Energisa foi reconhecida nesta segunda-feira (6) como a segunda Melhor Empresa para Trabalhar na Região Norte. O resultado consta no ranking divulgado pelo Instituto Great Place to Work (GPTW) e vem apenas três anos após o grupo assumir a concessão no estado. Grupo Sabin de Análises Clínicas fica em primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo.
Para o diretor presidente da concessionária no estado, André Theobald, o reconhecimento deve-se ao foco do Grupo nas pessoas, com frentes para promover saúde, bem-estar e segurança de todos, dentro e fora da empresa. “Nosso foco é sobre ações que valorizam e aproximam equipes e construam uma relação de confiança e respeito entre todos. Os resultados demonstram que estamos no caminho certo. Sete empresas do Grupo estão listadas no prêmio Great Place To Work nacional e nas várias regiões em que atuamos”, declarou.
Desde que chegou em Rondônia, no fim de 2018, o Grupo implementou um forte programa de internalização, com a substituição de postos terceirizados por colaboradores próprios em áreas estratégicas para o relacionamento com os clientes, como a leitura. Também ampliou o número de equipes técnicas em mais de 100%. “A Energisa se posiciona como uma das maiores empregadoras do estado e a maior parte das vagas tem sido preenchida por moradores de Rondônia, que passam por programas de capacitação antes e depois de entrar na empresa”, frisou Theobald.
No triênio, foram mais de 300 mil horas de treinamentos com foco em segurança, gestão, relações interpessoais e de relacionamento com profissionais com deficiência. A estratégia de recrutamento também abre espaço de crescimento para profissionais do próprio grupo em cargos de liderança. Na prática, metade das vagas em 2021 foram preenchidas por recrutamento interno, o que abriu vagas para profissionais em cargos iniciais oriundos de programas de capacitação do Sesi, Senai e até do Exército.
Oportunidade de crescimento profissional foi o que a jovem rondoniense Andressa Caroline Bandeira Teixeira vislumbrou ao ingressar na empresa. Sua carreira começou como analista do departamento de eficiência energética há quase três anos, mas logo progrediu e, recentemente, foi promovida ao cargo de engenheira eletricista no setor de construção e manutenção. A nova função veio após recrutamento interno. “Tenho muito orgulho de trabalhar na Energisa e de participar do projeto de transformação energética do meu estado. O resultado de cada obra, de cada modernização em que trabalho, vejo o resultado ali, na energia que chega à minha casa”, afirmou.
ascom
Brasil
STF retoma julgamento sobre responsabilidade de redes por conteúdos
Ministro Dias Toffoli conclui leitura de seu voto
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (4) o julgamento dos processos que tratam da responsabilidade das empresas que operam as redes sociais sobre o conteúdo ilegal postado pelos usuários das plataformas.
O julgamento começou na semana passada e ainda não há placar de votação formado. Somente o ministro Dias Toffoli, relator de um dos processos, iniciou a leitura de seu voto, que deve ser finalizado na sessão de hoje. Mais dez ministros vão votar sobre a questão.
A Corte discute a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), norma que estabeleceu os direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.
De acordo com o artigo 19, “com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura”, as plataformas só podem ser responsabilizadas pelas postagens ilegais feitas por seus usuários se, após ordem judicial, não tomarem providências para retirar o conteúdo.
Na semana passada, representantes das redes sociais defenderam a manutenção da reponsabilidade somente após o descumprimento de decisão judicial, como ocorre atualmente. As redes socais sustentaram que já realizam a retirada de conteúdos ilegais de forma extrajudicial, que o eventual monitoramento prévio configuraria censura.
Por outro lado, os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli já sinalizaram que devem se manifestar a favor de balizas para obrigar as redes sociais a retirarem conteúdos ilegais de forma mais rápida.
Para Moraes, os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 demonstraram a “falência” do sistema de autorregulação das redes sociais .
Dias Toffoli afirmou que o Marco Civil da Internet deu imunidade para as plataformas digitais.
Entenda
O plenário do STF julga quatro processos que discutem a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet.
Na ação relatada pelo ministro Dias Toffoli, o tribunal julga a validade da regra que exige ordem judicial prévia para responsabilização dos provedores por atos ilícitos. O caso trata de um recurso do Facebook para derrubar decisão judicial que condenou a plataforma por danos morais pela criação de um perfil falso de um usuário.
No processo relatado pelo ministro Luiz Fux, o STF discute se uma empresa que hospeda um site na internet deve fiscalizar conteúdos ofensivos e retirá-los do ar sem intervenção judicial. O recurso foi protocolado pelo Google.
A ação relatada por Edson Fachin discute a legalidade do bloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp por decisões judiciais e chegou à Corte por meio de um processo movido por partidos políticos.
A quarta ação analisada trata da suspensão do funcionamento de aplicativos diante do descumprimento de decisões judiciais que determinam a quebra do sigilo em investigações criminais.
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Rondônia4 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Esporte6 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia4 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO6 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia5 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia5 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE