Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Esforço conjunto reforçam os avanços da Operação Temporã Fase II, em Rondônia

Rondônia

Foram apresentados os avanços e estratégias da Fase II da “Operação Temporã”, voltada ao combate dos incêndios 

Os avanços e estratégias da Fase II da “Operação Temporã”, voltada ao combate dos incêndios na Estação Ecológica Soldado da Borracha, localizada entre os municípios de Porto Velho e Cujubim, foram destacados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), durante  coletiva de imprensa no auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), realizado na segunda-feira (16), com o objetivo de informar à população sobre as ações implementadas e as medidas futuras para o controle e a prevenção de incêndios na região. O evento contou com a presença de diversos órgãos e entidades estaduais e federais envolvidos na ação.

INTEGRAÇÃO E MOBILIZAÇÃO

Durante a reunião, representantes dos órgãos explicaram a operação, e destacaram a importância da colaboração entre as instituições para o enfrentamento desse desafio. O comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, ressaltou a importância da integração entre os diferentes setores e a mobilização da sociedade. “Estamos aqui não apenas para combater os incêndios, mas para proteger o meio ambiente e garantir a segurança da população. A operação Temporã é um esforço conjunto, que demonstra nosso compromisso com a preservação da natureza e a saúde da população”, afirmou.

AÇÕES E ESTRATÉGIAS

Coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira ressaltou a importância da integração entre os diferentes setores

Os representantes também evidenciaram as ações em andamento, como a criação de brigadas de incêndio, monitoramento das áreas de risco e campanhas de conscientização sobre o uso responsável do fogo. Além disso, foram abordadas as estratégias de prevenção, que incluem fiscalização rigorosa e parcerias com a população local.

A coletiva de imprensa gerou um espaço para perguntas e respostas, onde jornalistas e representantes da sociedade civil puderam esclarecer dúvidas sobre as operações e a atuação dos órgãos envolvidos.

PARTICIPAÇÃO E RESPOSTA

A “Operação Temporã”- Fase II é uma resposta efetiva à crescente incidência de incêndios na região da Estação Ecológica Soldado da Borracha, com um engajamento de todos os envolvidos em promover ações que visam a proteção do meio ambiente e segurança da população.

Participam da Fase II da Operação Temporã, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), Gerência de Aviação Aérea do Estado de Rondônia (Gave), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/PrevFogo) e o Exército Brasileiro.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Governo de RO inaugura Centro Integrado de Operações em Ji-Paraná

Publicados

em

Centro Integrado de Operações II (Ciop-II) está localizado nas instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ji-Paraná

O governo de Rondônia entregou, oficialmente, o Centro Integrado de Operações II (Ciop-II), localizado nas instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ji-Paraná. A cerimônia aconteceu na sexta-feira (20). A iniciativa, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tem como objetivo centralizar os atendimentos de emergência e urgência realizados pelos números 190 e 193, otimizando os serviços de segurança pública em diversos municípios da região Central e Cone Sul do estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a nova unidade é mais um avanço no fortalecimento da segurança pública no estado. “Estamos investindo em tecnologia, capacitação de pessoal e integração das forças de segurança, a fim de proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente às comunidades”, salientou.

ESTRUTURA E OPERAÇÃO

O Ciop-II conta com modernas instalações, que incluem uma sala de coordenação, datacenter, uma central de atendimento com capacidade para quatro atendentes por turno e um supervisor, além de uma sala destinada ao videomonitoramento e despacho integrado de equipes da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e Corpo de Bombeiros  Militar de Rondônia (CBMRO). Os atendimentos compreendem o uso de sistemas tecnológicos como o Sistema Interact  e o Sistema Integrado de Segurança (Siseg), ferramentas essenciais para coordenar as ações de emergência na região.

IMPACTOS 

Sala destinada ao videomonitoramento no CIOP II

Desde o início das operações, em setembro, o Centro Integrado de Operações-II já registrou números expressivos. Entre 2 de setembro e 16 de dezembro foram atendidas 12.988 ligações, criados 3.299 protocolos no Siseg, e realizadas 2.951 ações de despacho de equipes. Além disso, as forças de segurança apreenderam 15 armas de fogo e recapturaram 30 foragidos.

O secretário de Segurança, Felipe Bernardo Vital, ressaltou os benefícios do novo Ciop para as forças de segurança e sociedade. “Com o Ciop-II, estamos avançando na modernização e integração das nossas operações. Esse Centro é mais do que uma estrutura física, é um símbolo do comprometimento do governo com a segurança pública e a eficiência do atendimento à população.”

INVESTIMENTOS E RESULTADOS

O projeto do Centro Integrado de Operações-II recebeu um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, que abrangeu reformas, aquisição de equipamentos tecnológicos, como telas côncavas e sistemas de videomonitoramento, e a contratação de novos prestadores de serviço voluntário. Os esforços buscam replicar o modelo de sucesso já implementado no Ciop de Porto Velho, promovendo um atendimento mais humano e ágil.

Com a inauguração do CIOP-II, Ji-Paraná e municípios vizinhos passam a contar com uma estrutura de segurança pública robusta e eficiente, fortalecendo a ordem pública e a defesa social na região.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA