MP/RO
Estiagem: Ministério Público de Rondônia recomenda medidas para coibir queimadas
MP/RO
O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio dos Promotores de Justiça de meio ambiente e urbanismo de Porto Velho, recomendou, nesta terça-feira (20/8), várias medidas visando maior controle e fiscalização das queimadas na comarca de Porto Velho, que incluem a capital e os municípios de Candeias do Jamari e de Itapuã do Oeste.
A medida tem como objetivo combater queimadas, nas áreas urbanas e rurais, a fim de proteger o meio ambiente e minimizar os prejuízos da saúde da população.
Suspensão de autorizações
O MPRO solicitou que o Governo do Estado e os municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste suspendam todas as autorizações para queimadas pelo período de 90 dias; incluindo a suspensão de pedidos em andamento e a proibição de novas autorizações, mesmo para pequenas propriedades.
Campanha Educativa
O Ministério Público também recomendou a realização de campanha educativa para informar a população sobre a proibição do uso de fogo para queima de vegetação e resíduos. A ação tem prazo de cinco dias para realização e deve ser divulgada na mídia local.
Fiscalização e prevenção
A recomendação conjunta requer que as autoridades priorizem a fiscalização e a repressão de queimadas, utilizando todos os recursos disponíveis, como veículos e aeronaves. Inclui também a apresentação de planos de ação preventiva e de combate às queimadas.
Impactos na saúde
As queimadas aumentam a poluição do ar, diminuem a umidade e elevam as temperaturas, agravando doenças respiratórias. A seca severa prevista para os próximos meses pode piorar a situação, afetando a saúde e o bem-estar da população.
Combate
As forças de segurança, como a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, foram solicitadas para disponibilizar equipes suficientes a fim de atender ocorrências que envolvem incêndios. As medidas incluem ações administrativas e criminais para coibir as queimadas.
MP/RO
MPRO lança portal para aposentados da Instituição
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta segunda-feira (9/12) o Portal do Aposentado, uma plataforma digital voltada para membros, servidores aposentados e pensionistas. O objetivo é facilitar o acesso a serviços e informações, além de fortalecer o vínculo com aqueles que já contribuíram para a instituição.
Funcionalidades
O portal, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, está disponível no site oficial do MPRO e reúne diversas ferramentas de uso cotidiano, como emissão de contracheques, declarações de rendimentos, acesso ao sistema de auxílio-saúde (PASS) e ao recadastramento previdenciário do Iperon. Também estão disponíveis o Diário Oficial do MPRO, notícias institucionais, homenagens a aniversariantes, informações históricas no memorial da instituição e links para associações de classe e requerimentos.
Integração e acolhimento
A plataforma foi desenvolvida sob determinação do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que atendeu a um pedido da Associação do Ministério Público (Ampro), e tem como foco ampliar a integração e o sentimento de pertencimento entre os aposentados e pensionistas do MPRO. Além disso, o portal busca tornar mais ágil a identificação e a solução de demandas dessa comunidade.
Fortalecimento de vínculos
Ao lançar o Portal dos Aposentados, o MPRO reforça seu compromisso com a valorização e o acolhimento de seus ex-colaboradores. A iniciativa busca reconhecer o trabalho de quem contribuiu para o fortalecimento da instituição ao longo dos anos, garantindo que continuem conectados e amparados.
O direito ao acesso a informações e serviços é essencial para a inclusão digital e cidadania. O MPRO segue atuando na defesa desses princípios, promovendo iniciativas que assegurem o bem-estar de todos que fazem parte de sua história.
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Rondônia6 dias atrás
Ponte no Rio Melgaço é revitalizada e garante segurança para a população de Pimenta Bueno
-
TJ RO6 dias atrás
TJRO irá realizar Seminário sobre Justiça, sustentabilidade e agronegócio na Rondônia Rural Show, em 2025