Agronegócio

Fazenda Alvorada lança circuito com três leilões de vacas holandesas selecionadas há mais de 40 anos

Agronegócio

No dia 19 de abril, a Fazenda Alvorada, sediada em Bragança Paulista (SP), dará início a um circuito especial de vendas, com a oferta de vacas holandesas rústicas, capazes de produzir fora do ambiente free-stall, e de alta performance produtiva. Na estreia, serão apresentadas 60 vacas em lactação com uma média diária de 30 quilos em duas ordenhas. “Planejamos outros dois remates, totalizando 180 vacas capazes de produzir uma média de 5.400 litros/dia”, explica o promotor e proprietário da fazenda Daniel Steinbruch.

O Leilão Holandês Alvorada é organizado pela Nova Leilões e será transmitido nacionalmente pela MF Rural (www.mfrural.com.br), a partir das 19 horas (horário de Brasília). Outros dois remates estão previstos para 23 de maio e 20 de junho, e quem comprar acima de 10 animais nas três etapas concorrerá ao sorteio de uma novilha pronta para inseminação.

A Fazenda Alvorada comemora cinco anos no mercado de leilões, ofertando uma genética criteriosamente selecionada há mais de quadro décadas, atendendo produtores em todo o País, especialmente em São Paulo, Paraná e Goiás. Além dos índices relacionados à produção de leite, o programa de melhoramento genético contempla aprumos, sanidade, longevidade e adaptação ao calor. “Nossa região é quente, chega a marcar 30º, e a vacada percorre uma distância de dois quilômetros todos os dias, do confinamento até a ordenha”, destaca o gerente Odílio Marin, responsável pelo manejo, ressaltando que o gado recebe silagem e ração no cocho, com acesso livre ao pasto.

Genética moderna, funcional e produtiva

Tamanha é a pressão de seleção na Fazenda Alvorada que as vacas produzem quase o dobro da média desejada para a raça holandesa. Clientes que trabalham com outros modelos, como free-stall, conseguiram elevar a produção de 30 litros para 50 litros/dia, sinal evidente do potencial genético do plantel, que reúne atualmente 310 matrizes e uma produção média de 9.000 litros/dia. “Produtividade é apenas uma parte da equação. A seleção da Fazenda Alvorada supera o desafio de aliar performance, fertilidade e sanidade com indivíduos rústicos e de fácil adaptação”, explica o agrônomo com especialização em Zootecnia Ricardo Pompeo, representante da ABS Pec Plan em São Paulo.

Ele acompanha os acasalamentos da propriedade há doze anos através de um dos mais completos sistemas de melhoramento genético da raça holandesa da atualidade. “Avaliamos o sistema mamário e mais de 15 caraterísticas corporais de grande impacto, como aprumos, nivelamento de garupa, profundidade, força, angulosidade e estatura. Outro fator importante é a produção de leite aliado ao pedigree dos animais. Com essas informações fazemos um ranking dos animais baseado nas condições de manejo e nas metas da propriedade”, explica Ricardo.

O melhoramento genético do plantel ocorre através de inseminação artificial, com uso de genética dos melhores raçadores holandeses, como Bolton, um dos poucos reprodutores competentes em transmitir volume de leite e qualidade de úbere ao mesmo tempo, e Shottle, considerado um divisor de águas na raça, ao transferir saúde, longevidade e fertilidade.

LEILÃO VIRTUAL HOLANDÊS ALVORADA
Data: 19 de abril (quarta-feira), às 19 horas (Horário de Brasília)
Em oferta: 60 vacas holandesas em lactação
Transmissão: www.mfrural.com.br
Promoção: Fazenda Alvorada, de Bragança Paulista (SP)
Telefone: (11) 4031-1557 ou (11) 40312921
E-mail: [email protected]
Leiloeira: Nova Leilões
Cadastro e Lances: (11) 4245-4150 ou (11) 9 8337-5783, com José Eduardo Matuck

Pec Press® – Imprensa Agropecuária

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Autorizado plantio em fazenda embargada pelo Ibama no Matopiba

Publicados

em

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) concedeu, na véspera de Natal, uma decisão histórica ao autorizar o plantio de soja na Fazenda Ypê, localizada na região do Matopiba, entre Tocantins e Piauí. A decisão permitiu ao produtor Adão Ferreira Sobrinho retomar as atividades na propriedade, que estava embargada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ligado ao Ministério do Meio Ambiente, devido a um impasse sobre o licenciamento ambiental.

Segundo o advogado que representa o produtor, o órgão ambiental vinha alterando as exigências e locais de licenciamento, criando um cenário de instabilidade jurídica e impedindo o avanço das atividades econômicas. “Essa decisão assegura o direito do produtor de trabalhar enquanto o processo de licenciamento é concluído. Sem isso, a Fazenda perderia a janela de plantio e sofreria prejuízos irreparáveis”, afirmou Franco.

A desembargadora relatora destacou que embargos administrativos não podem funcionar como “pena perpétua”, especialmente em áreas consolidadas antes de 2008 e com respaldo do Código Florestal de 2012. A decisão suspendeu os embargos e liberou maquinários apreendidos, garantindo que o plantio da safra 2024/2025 ocorresse dentro do prazo.

A Fazenda Ypê, consolidada há quase três décadas, gera empregos diretos e sustenta 14 famílias. Sua localização no Matopiba, uma das regiões agrícolas mais promissoras do Brasil, ilustra os desafios enfrentados por produtores devido à indefinição de competências entre estados e órgãos reguladores.

A decisão do TRF-1 representa um marco na luta do agronegócio contra entraves burocráticos, reforçando a importância da segurança jurídica para o setor. Para especialistas, casos como o da Fazenda Ypê evidenciam a necessidade de reformas na gestão ambiental brasileira, promovendo um equilíbrio entre preservação e desenvolvimento econômico.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA