Rondônia
Fumaça que incomoda rondonienses é proveniente de queimadas ilegais registradas no AM e em reservas ambientais
Rondônia
Um relatório produzido pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e apresentado à imprensa durante coletiva realizada pelo governo do estado nesta segunda-feira (19), mostra que a fumaça que tomou conta de Rondônia tem origem em três pontos distintos: o primeiro foco vem do Sul do Amazonas, notadamente do município de Apuí, onde há um grande foco de queimada que está mobilizando as autoridades amazonenses. O segundo, no entanto, tem origem em Rondônia, na região pertencente a Vista Alegre do Abunã, extremo Norte do estado.
Os focos de incêndio registrados na floresta Jacundá (também extremo Norte de Rondônia) são responsáveis por parte da fumaceira que tem incomodado o rondoniense. Em todos estes casos, os incêndios são criminosos. A seca extrema piora a situação porque a condição da vegetação colabora com a proliferação das chamas.
As ações do governo de Rondônia acontecem no sentido de mitigar os efeitos causados pela fumaça. Em uma primeira linha de atuação, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) enviou 20 soldados ao Amazonas para colaborar com o trabalho de contenção das chamas – e por consequência – a redução da fumaça no estado.
Na mesma esteira, o estado tem mantido em curso a Operação “Verde Rondônia”, que tem como objetivo manter militares de sobreaviso para realizarem operações de contenção de chamas, identificação de autores deste tipo de crime e eventual punição.
O tenente-coronel Adenilson Silva Chagas, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental destacou que, as equipes do batalhão estão em campo diuturnamente, e todo o trabalho desenvolvido pelo governo do estado resultou na redução de quase 50% dos índices de desmatamento em todo o território de Rondônia. As diversas áreas de litígio registradas no estado criaram uma condição atípica neste ano e geraram uma maior incidência de casos relacionados às queimadas, segundo o comandante.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou que suas unidades registraram aumento de procura por atendimento em decorrência do tempo e da fumaça, porém, os números de internações estão dentro da média esperada no período. Ainda assim, os profissionais da saúde criaram grupos de trabalho que estão atentos às condições climáticas e criaram estratégias de ação em caso de aumento do número de internações.
Um dos maiores focos de esforço do governo é a mobilização por meio da conscientização. Isso porque o volume de casos de incêndio dificulta o trabalho dos agentes. “É importante entender que o fogo gera monóxido de carbono, que é altamente prejudicial à saúde humana e pode levar à morte. Todo mundo sofre com isso, quem coloca o foco e quem é prejudicado por ele”, pontuou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Nivaldo de Azevedo.
Texto e fotos: Assessoria
Rondônia
Ação para conscientização de condutores sobre mistura de álcool e direção é realizada pelo Detran-RO, em Porto Velho
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realizou uma blitz educativa, em Porto Velho, como parte da campanha “Álcool e Direção”. A iniciativa, intitulada “Calma Vai de Boa”, reforça a importância de comportamentos responsáveis ao volante. Durante a ação, que aconteceu na quinta-feira (19), 95 condutores foram abordados e assistiram a um vídeo educativo que alerta sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool. O objetivo é conscientizar motoristas e promover mudanças de atitudes no trânsito para reduzir acidentes e salvar vidas.
O diretor da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Welton Roney esclareceu que, “os trabalhos incluem orientação, prevenção e correção quando necessário. Em casos graves, como a identificação de condutores embriagados ou inabilitados, realizamos as medidas administrativas para evitar riscos à segurança de todos.”
Além do foco no álcool e direção, a blitz também corrigiu outras irregularidades no momento da abordagem, como o transporte inadequado de crianças sem cadeirinha ou em motocicletas, a fim de garantir o cumprimento das normas de segurança.
AÇÃO INTEGRADA
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou que a operação, que conta com a participação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), visa educar condutores, fortalecendo a construção de um trânsito mais humanizado e seguro. “A união das instituições de segurança pública fortalece a cultura de respeito e segurança nas vias públicas, beneficiando toda sociedade.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Rondônia6 dias atrás
Ponte no Rio Melgaço é revitalizada e garante segurança para a população de Pimenta Bueno
-
TJ RO6 dias atrás
TJRO irá realizar Seminário sobre Justiça, sustentabilidade e agronegócio na Rondônia Rural Show, em 2025
Você precisa estar logado para postar um comentário Login