Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Inscrições abertas para cursos presenciais em Porto Velho seguem até o dia 19

Rondônia

Variedade de cursos do Idep amplia chances de crescimento profissional no mercado de trabalho

Estão abertas as inscrições para os cursos presenciais em Porto Velho, até o dia 19 de outubro. As inscrições podem ser realizadas pelo site da instituição de ensino profissionalizante, https://rondonia.ro.gov.br/idep/ no qual constam links com orientações gerais para os candidatos como locais das aulas, escolaridade necessária e a idade mínima para se inscrever.

De acordo com a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep na Escola Técnica Estadual – Etec, serão ofertados os seguintes cursos: Projeto de Instalação Elétrica, Primeiros Socorros, Camareira e Meio de Hospedagem.

Já no polo Orlando Freire serão oferecidos os cursos de Boas Práticas de Fabricação, Introdução a Inserção Sanitária de Carnes Bovinas e Suínas; Segurança nas Operações em Frigorífico; Planejamento e Orçamento de Obras e Norma Regulamentadora NR 08 (segurança em edificações).  No polo Flora Calheiros, serão ministrados os cursos Auxiliar Administrativo, SPA dos Pés, História da Educação e Relações Interpessoais.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a variedade de cursos profissionalizantes em todas as regiões do Estado assegura a oportunidade para estudantes e trabalhadores ampliarem as chances de conseguir ocupar um posto de trabalho ou abrir o próprio negócio.

“Além da oferta de cursos de curto e média duração, o Idep está fazendo a diferença na vida de muitos cidadãos, por meio dos cursos técnicos que garantem ao aluno ter uma profissão”, ressaltou.

Os cursos técnicos contam até com alunos que já estão no ensino universitário. Um exemplo disto é o da estudante do segundo período do curso de Engenharia Elétrica, Sabrina Brito Soares de 22 anos. Ela mora no bairro São Francisco na Capital e começou neste semestre o curso Técnico em Edificações,  no Idep. “Embora seja um conteúdo presente na faculdade, o curso técnico faz a diferença no currículo”, afirmou.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA