Eleições
Instituto Veritá tenta confundir eleitores de Porto Velho com pesquisa enganosa
Eleições
As recentes pesquisas realizadas pelo Instituto Veritá em Porto Velho levantam sérias dúvidas sobre sua credibilidade e metodologia. A última sondagem, divulgada em 5 de outubro, apresentou números que se distanciaram significativamente dos resultados legítimos das urnas. Agora, o instituto registrou mais uma pesquisa, prevista para divulgação em 15 de outubro, que demanda urgente atenção das autoridades eleitorais e dos eleitores.
Diante desses fatos, uma investigação sobre os métodos do Veritá torna-se imprescindível. Com os erros recorrentes em suas previsões, tanto em Porto Velho quanto em outras regiões do Brasil, é fundamental que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) analisem a veracidade e a idoneidade desses levantamentos. Uma fiscalização rigorosa é necessária para evitar que dados duvidosos ou incorretos induzam os eleitores ao erro, comprometendo a integridade do processo eleitoral.
Na última pesquisa do Veritá, realizada entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, Mariana Carvalho foi apontada com 34,3% das intenções de voto, Léo Moraes com 19,1% e Euma Tourinho com 15,6%. No entanto, os resultados oficiais mostraram um cenário completamente diferente. Mariana Carvalho liderou com 44,53%, Léo Moraes com 25,65% e Euma Tourinho caiu para a quarta posição, com apenas 9,79%. A margem de erro nas previsões foi alarmante, colocando em dúvida a credibilidade do instituto.
Esse padrão de inconsistência não é exclusivo de Porto Velho. Em São Paulo, o Veritá errou gravemente ao prever Pablo Marçal como líder das intenções de voto, enquanto as urnas revelaram Ricardo Nunes à frente, seguido por Boulos, com Marçal fora do segundo turno. Diante disso, os eleitores de Porto Velho devem se manter vigilantes, e cabe às autoridades eleitorais garantir a transparência, evitando que dados distorcidos manipulem a escolha do eleitorado.
Eleições
Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno
Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos
Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.
Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:
“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.
Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.
Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.
Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves
-
Polícia7 dias atrás
OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA
-
Polícia7 dias atrás
JI-PARANÁ – ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO DE PRIMEIRO INTERVENTOR EM CRISES POLICIAIS É MARCADO POR SOLENIDADE
-
Rondônia4 dias atrás
Obras de capa asfáltica estão em andamento na RO-473 entre Teixeirópolis e Urupá
-
Polícia4 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO EM ROLIM DE MOURA E PARECIS
-
Rondônia4 dias atrás
Obras de manutenção predial em unidades de segurança do estado são entregues pelo governo de RO
-
Rondônia4 dias atrás
Ação para conscientização de condutores sobre mistura de álcool e direção é realizada pelo Detran-RO, em Porto Velho
-
TJ RO4 dias atrás
TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras
-
Esporte5 dias atrás
Paulinho curte show em SP enquanto negociação com Palmeiras avança