Rondônia
Itapuã do Oeste se prepara para atuação em parceria com o Sebrae
Rondônia
Desburocratização e Educação Empreendedora serão desenvolvidos no município
O Prefeito de Itaupã do Oeste, Moisés Cavalheiro, acompanhado de seu vice, Paulo Tramontin e equipe técnica, estiveram reunidos com equipe do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), em seu gabinete na manhã desta quinta (31). Na pauta da reunião, a aplicação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPE) e um programa de Educação Empreendedora.
O Diretor Superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira apresentou rapidamente o portfólio de produtos e serviços da entidade, assim como explicou a forma de atuação da entidade junto aos municípios.
Dentro do escopo da implementação da Lei Geral 123/2006, a Lei Geral da MPE estão contidas diversas situações que favorecem o empreendedorismo, em especial na atuação do Pequeno Negócio. Simplificação de processos e procedimentos, abreviação de prazos de licenças e alvarás, um grande esforço para simplificar o processo de formalização de empresas, além de amplificar as compras públicas com os Pequenos Negócios.
“Fico feliz pois pela primeira vez o Superintendente do Sebrae nos visita. Nossa primeira necessidade seria capacitar a nossa equipe técnica. Num segundo momento, o ideal é conscientizar o empresário. O Sebrae, com sua equipe técnica nos ajudará com muitas ferramentas, ou seja, além de trazer a vara, ainda vai nos ensinar a pescar”, disso o Prefeito Cavalheiro.
O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) também foi apresentado à equipe, empolgando a todos. Trata-se de uma metodologia específica, direcionada aos alunos do ensino fundamental onde os professores são capacitados e aplicam o projeto em sala de aula. São conceitos e ferramentas baseadas no empreendedorismo que culminam, ao final da programação, em uma feira do Jovem Empreendedor, onde os alunos criam produtos e empresas fictícias e os comercializam no evento, mobilizando toda a comunidade escolar.
A Lei Geral é muito mais ampla e se o Poder Público se engajar, pode envolver desde o Pequeno Produtor que fornece a merenda escolar, através dos programas PAA e PNAE, até mesmo a participação em licitações do município, onde a MPE concorre com condições especiais para permitir que os recursos circulem no próprio município, gerando riquezas e oportunidades locais. Esta iniciativa vai de encontro ao movimento Rondônia Pela Educação, do qual o Sebrae faz parte e contempla também o Pacto Global, lançado pela ONU que propõe reduzir desigualdades até 2030.
Para o Superintendente do Sebrae, nos municípios é que as atividades se desenvolvem: “Rondônia é a soma de todos os municípios e, numa visão macro, uma boa organização e planejamento otimizam os recursos públicos. Nossa missão enquanto Sebrae também é apoiar os municípios na disseminação da cultura empreendedora e, uma vez que os agentes mais próximos da população são os prefeitos, secretários, vereadores, esta articulação institucional se faz necessária. O Prefeito Cavalheiro tem vontade de acertar e isso já é um grande passo dado. Estamos articulando um grande programa voltado aos municípios, para qualificar o pessoal técnico, buscando a excelência também no serviço público, o que reflete diretamente no desenvolvimento econômico local”, afirmou Daniel Pereira.
Saiba mais sobre a atuação do Sebrae, acessando sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode interagir com o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130-5656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nos canais Sebrae/RO.
Rondônia
Governo de RO inaugura Centro Integrado de Operações em Ji-Paraná
O governo de Rondônia entregou, oficialmente, o Centro Integrado de Operações II (Ciop-II), localizado nas instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ji-Paraná. A cerimônia aconteceu na sexta-feira (20). A iniciativa, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tem como objetivo centralizar os atendimentos de emergência e urgência realizados pelos números 190 e 193, otimizando os serviços de segurança pública em diversos municípios da região Central e Cone Sul do estado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a nova unidade é mais um avanço no fortalecimento da segurança pública no estado. “Estamos investindo em tecnologia, capacitação de pessoal e integração das forças de segurança, a fim de proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente às comunidades”, salientou.
ESTRUTURA E OPERAÇÃO
O Ciop-II conta com modernas instalações, que incluem uma sala de coordenação, datacenter, uma central de atendimento com capacidade para quatro atendentes por turno e um supervisor, além de uma sala destinada ao videomonitoramento e despacho integrado de equipes da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). Os atendimentos compreendem o uso de sistemas tecnológicos como o Sistema Interact e o Sistema Integrado de Segurança (Siseg), ferramentas essenciais para coordenar as ações de emergência na região.
IMPACTOS
Desde o início das operações, em setembro, o Centro Integrado de Operações-II já registrou números expressivos. Entre 2 de setembro e 16 de dezembro foram atendidas 12.988 ligações, criados 3.299 protocolos no Siseg, e realizadas 2.951 ações de despacho de equipes. Além disso, as forças de segurança apreenderam 15 armas de fogo e recapturaram 30 foragidos.
O secretário de Segurança, Felipe Bernardo Vital, ressaltou os benefícios do novo Ciop para as forças de segurança e sociedade. “Com o Ciop-II, estamos avançando na modernização e integração das nossas operações. Esse Centro é mais do que uma estrutura física, é um símbolo do comprometimento do governo com a segurança pública e a eficiência do atendimento à população.”
INVESTIMENTOS E RESULTADOS
O projeto do Centro Integrado de Operações-II recebeu um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, que abrangeu reformas, aquisição de equipamentos tecnológicos, como telas côncavas e sistemas de videomonitoramento, e a contratação de novos prestadores de serviço voluntário. Os esforços buscam replicar o modelo de sucesso já implementado no Ciop de Porto Velho, promovendo um atendimento mais humano e ágil.
Com a inauguração do CIOP-II, Ji-Paraná e municípios vizinhos passam a contar com uma estrutura de segurança pública robusta e eficiente, fortalecendo a ordem pública e a defesa social na região.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Esporte7 dias atrás
Fifa revela vencedores do Prêmio The Best em evento de gala no Catar