Política

Laerte Gomes destaca diálogo e parceria com os poderes, na abertura dos trabalhos Legislativos

Política

Em breve discurso, na abertura dos trabalhos ordinários do Legislativo, na tarde desta terça-feira (19), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), destacou o diálogo e a parceria com os demais Poderes e instituições, como marcos de sua gestão.

“A todos os presentes, deixo a mensagem de que o diálogo, o respeito e a parceria para Rondônia avançar, sempre deixando claro o papel e a autonomia de cada um, serão prioridades em nosso mandato de presidente”, destacou.

Ao vice-governador José Jodan (PSL), que representou o governador Marcos Rocha (PSL), e aos representantes dos demais poderes e instituições, o deputado disse que a Casa está de portas abertas para firmar parcerias republicanas. Quando há paz, Rondônia ganha. É igual a uma família: se há desavenças, nada avança, nada progride. Tenho certeza que esse também é o pensamento do governador e de sua equipe”.

O presidente conclamou a todos os deputados a somarem forças nesse projeto. “Conclamamos a todos os parlamentares para trabalharmos unidos, em prol do povo de Rondônia. Tenho certeza que com a força da juventude que chega, aliada à experiência dos demais, vamos fazer uma legislatura produtiva e com muita contribuição ao crescimento de Rondônia”.

Laerte observou ainda sobre a relação com o Governo. “Muitos indagam se a Assembleia vai ser oposição ou situação. Eu digo: a Assembleia vai ser a Assembleia e desempenhar seu papel. É importante dialogar. Essa é a grande arma do homem público: o diálogo”.

O presidente disse ainda que a sua gestão tem um componente adicional, que é o novo prédio. “Temos todos uma missão muito árdua: primeiro montarmos a estrutura desse prédio moderno, com quase 50 mil metros de área construída. É um prédio bonito, mas as portas sempre estarão abertas ao povo de Rondônia, pois é a ele que servimos”.

Ele ressaltou que a condução do Legislativo vai se pautar pela transparência nos atos. “Sempre com atitude, eficiência e, principalmente, transparência. Nosso portal é um dos mais transparentes e completos entre todos os órgãos de Rondônia e vamos avançar ainda mais”.

Ações macro

Laerte aproveitou para pontuar assuntos que precisam ser incluídos nas discussões, com urgência. “Temos que pensar no macro; temos gargalos como o Beron; uma dívida que não é do povo de Rondônia, mas nos foi imputada e a população paga com seus impostos. Também temos a questão da transposição, que não avança e atrapalha o nosso Estado. Temos ainda a questão dos precatórios, da Caerd e do Iperon, que está numa situação preocupante”.

O presidente acrescentou que “também precisamos discutir a questão da regularização fundiária, que no meu modo de ver é uma das mais importantes. O setor produtivo é responsável direto pelos avanços econômicos de Rondônia. É na roça a nossa riqueza, a nossa vocação. Temos muito desemprego entre os jovens e é na nossa agropecuária que está a chave para abrir as portas dos empregos, com a produção, com o beneficiamento dos produtos e fazendo a cadeia econômica girar”.

Ao finalizar, o presidente colocou o Legislativo à disposição para contribuir com a busca de soluções para esses e outros problemas. “Queremos participar desse debate junto ao Executivo, aos demais Poderes e à sociedade. Quero a ajuda e a paciência de cada um dos parlamentares. Se estivermos unidos e juntos, vamos avançar e avançar muito. Conclamo a essa união, para nos fortalecermos mais e mais”.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

PF descapitaliza cerca de R$ 1 bilhão de organização criminosa

Publicados

em

Nesta 3ª fase das investigações, constatou-se que a organização criminosa contava com a participação de servidores ocupantes de cargos estratégicos e de direção do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM)
WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.08 (1).jpeg

Na manhã desta segunda-feira, 9/12, Dia Internacional Contra a Corrupção, a Polícia Federal deflagrou a Operação Expurgare, com ações simultâneas nos estados do Amazonas, Pernambuco e Rondônia. A Operação Expurgare é uma continuação da Operação Greenwashing.

Nesta 3ª fase das investigações, constatou-se que a organização criminosa contava com a participação de servidores ocupantes de cargos estratégicos e de direção do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). Esses servidores utilizavam suas posições para facilitar práticas ilegais, como a emissão de licenças ambientais fraudulentas, suspensão de multas e autorizações irregulares para desmatamento.

Os envolvidos já haviam sido indiciados em 2019 durante a Operação Arquimedes, que investigou crimes semelhantes. Nesta etapa, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisões preventivas, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Manaus/AM, como parte das estratégias para desmantelar o esquema criminoso.

A Operação Greenwashing já havia revelado um esquema de fraudes fundiárias que se estendeu por mais de uma década e foi iniciado em Lábrea/AM, envolvendo a duplicação e falsificação de títulos de propriedade. Essas fraudes resultaram na apropriação ilegal de cerca de 538 mil hectares de terras públicas.

Entre 2016 e 2018, a organização criminosa expandiu suas atividades ilícitas, reutilizando títulos de propriedade e inserindo dados falsos no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), com a colaboração de servidores públicos e responsáveis técnicos. Nos últimos três anos, uma nova expansão das atividades ilícitas do grupo ocorreu na região de Apuí/AM e Nova Aripuanã/AM.

Por meio das medidas já implementadas, foi possível desarticular financeiramente a organização criminosa, que resultou na descapitalização de quase R$ 1 bilhão. A Polícia Federal reforça que operações como a Expurgare são fundamentais para combater a corrupção, proteger o meio ambiente e responsabilizar os envolvidos em atividades ilícitas.

Denúncias anônimas sobre os crimes em investigação podem ser encaminhadas por meio do canal https://forms.office.com/r/UBmPaNbDxM. A PF garante o sigilo absoluto e a proteção da identidade do denunciante.

WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.18.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.08.jpeg

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA