Pesquisar
Close this search box.

Agronegócio

Maurão de Carvalho prestigia inauguração de agroindústria em Itapuã do Oeste

Agronegócio

 

Presidente da Assembleia anunciou a destinação de R$ 200 mil para recuperar estradas no município

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), prestigiou na terça-feira (7) a solenidade de inauguração do Laticínio Conquista, na linha 627, em Itapuã do Oeste, acompanhado do governador Confúcio Moura (PMDB), do vice-governador, Daniel Pereira (PSB), do deputado estadual Adelino Follador (DEM), do prefeito Moisés Cavalheiro (PMDB), vereadores e outras autoridades.

“A agroindústria absorve a produção leiteira da região, gerando renda e agregando valor ao leite, que transformado em queijo é comercializado a preços melhores. O Governo tem apoiado os produtores e a Assembleia tem sido parceira nessa empreitada. É por isso que o setor produtivo tem se fortalecido e segurado a nossa economia em alta”, destacou Maurão.

O deputado aproveitou para anunciar que irá destinar uma emenda, no valor de R$ 200 mil, para apoiar a prefeitura no trabalho de recuperação de estradas do município. “Com estradas melhores, o escoamento da produção é mais rápido e seguro. Assumi o compromisso com Itapuã e estamos fazendo a nossa parte”, completou.

O governador ressaltou que é uma indústria que começa pequena, mas que com o trabalho, apoio do Governo e a fartura de matéria-prima, vai aumentando. “Temos um povo trabalhador, um clima favorável, terras férteis e a disposição do Governo, da Assembleia e da prefeitura em apoiar. Esse é um negócio que vai crescer cada vez mais”, disse Confúcio.

Follador lembrou que, quando foi secretário municipal de Agricultura de Ariquemes, na gestão do então prefeito Confúcio Moura, apostaram num modelo de agroindústria, que hoje se expandiu por todo o Estado. “Gerar empregos e renda, agregando valor aos produtos, é este o trabalho das agroindústrias e que tem se consolidado em Rondônia”, acrescentou.

Agroindústria

A agroindústria familiar processa em média 1.600 litros de leite ao dia e emprega três pessoas, oferecendo uma oportunidade de renda para o casal Edmilson Costa e Lúcia Costa, que apostou na produção de queijo e com apoio do Governo, através da Emater, está expandindo o negócio.

“Produzimos queijo mussarela, coalho, provolone, minas frescal e manteiga. Temos capacidade de processar até 4.000 litros ao dia e estamos apostando na expansão da nossa produção, para gerar mais renda e absorver a produção de leite da localidade”, contou Lúcia.

Segundo ela, os queijos produzidos por eles chegam aos mercados de Porto Velho, Manaus, Candeias do Jamary, Ariquemes e também de Itapuã do Oeste. O Laticínio Primavera, de propriedade de Zilma Camilo, também foi oficialmente inaugurado, na mesma linha 627.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Agronegócio

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Publicados

em

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA